Taxa de desemprego chega a 6,5% no trimestre encerrado em janeiro

Baixar


A proporção de trabalhadores informais no país caiu de 39% para 38,3% no trimestre encerrado em janeiro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Isto significa que dos 103 milhões de trabalhadores no país, 39,5 milhões desse total trabalhavam sem carteira assinada ou sem CNPJ, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

De acordo com o IBGE, o número de empregados sem carteira no setor privado cresceu 3,2% na comparação anual, com incremento de 436 mil pessoas.

Já o número de empregados com carteira assinada no setor privado, sem contar os trabalhadores domésticos, ficou estável na comparação com o trimestre anterior. Houve crescimento de 3,6% na comparação com o ano passado.

A população ocupada, de 103 milhões de pessoas, ficou 0,6% abaixo da observada no trimestre anterior. O nível de ocupação ficou em 58,2%, meio ponto percentual abaixo do apurado no trimestre anterior.

A taxa de desemprego ficou em 6,5% no trimestre, acima dos 6,2% do trimestre anterior, mas abaixo da observada no trimestre encerrado em janeiro de 2024, quando fechou em 7,4%. A população desocupada, de 7,2 milhões de pessoas, cresceu 5,3% em relação ao trimestre anterior mas caiu 13,1% na comparação anual.

Segundo o IBGE, a taxa de desemprego de 6,5% é a menor para um trimestre encerrado em janeiro desde o início da série histórica, em 2012, igualando-se à taxa de janeiro de 2014.

A população subutilizada, ou seja, a parcela dos desempregados e daqueles que poderiam trabalhar mais do que trabalham atualmente, superou a marca dos 18,1 milhões, mantendo estabilidade na comparação trimestral e recuando 11% na comparação anual.

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Economia Sobe o número de trabalhadores sem carteira assinada no setor privado Rio de Janeiro 27/02/2025 – 16:37 Ana Lúcia Caldas / Liliane Farias Tatiana Alves – repórter da Rádio Nacional Taxa de desemprego IBGE quinta-feira, 27 Fevereiro, 2025 – 16:37 2:50

Adicionar aos favoritos o Link permanente.