Trump diz não ver nenhum progresso do Canadá para adiar tarifas de 25%

Apesar de o Canadá ter anunciado nesta quinta-feira (27) uma intensificação nos esforços para reprimir a entrada de fentanil nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump disse que o país não está fazendo o suficiente, mantendo sua ameaça de tarifas de 25% em vigor.

“Não vejo isso de forma alguma, não, não em relação às drogas”, disse Trump ao ser questionado se foram produtivas as negociações com o Canadá e o México, que também tem até 4 de março para evitar as tarifas de 25%.

“Eles fizeram um ótimo trabalho em termos de fronteira, mas as drogas continuam chegando ao nosso país”, disse Trump, falando no Salão Oval ao lado do primeiro-ministro britânico Keir Starmer.

Mais cedo na quinta-feira, o Canadá anunciou que estava lançando a “Operação Blizzard”, com o objetivo de impedir que o fentanil entrasse nos EUA a partir do país.

A Agência de Serviços de Fronteira do Canadá também compartilhou que apreendeu 56,1 gramas de fentanil neste mês de fevereiro, incluindo 20 pílulas de fentanil e 23 gramas “de uma substância suspeita de ser fentanil de dois cidadãos dos EUA que cruzavam o porto de entrada do Túnel Windsor-Detroit”.

Para Trump, porém, “eles deveriam estar apreendendo muito mais”.

México

Na quinta-feira, a presidente mexicana Claudia Sheinbaum disse que alguns produtos químicos precursores de fentanil foram pegos chegando dos Estados Unidos.

Os ingredientes brutos geralmente vêm de fábricas na China ou na Índia, de acordo com a Drug Enforcement Administration (DEA, “Administração de Repressão às Drogas” em tradução livre).

“Nós detivemos precursores que vêm dos Estados Unidos para o México, e fentanil que vem dos Estados Unidos para o México”, disse Sheinbaum. “Como eu disse outro dia: Temos certeza de que os precursores e o fentanil não entram diretamente nos Estados Unidos?” ela acrescentou.

Em resposta aos comentários anteriores de Trump nas redes sociais de que as tarifas ainda seriam aplicadas em 4 de março, Sheinbaum disse que combater o fentanil “faz parte do trabalho conjunto” entre os EUA e o México.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz não ver nenhum progresso do Canadá para adiar tarifas de 25% no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.