Dia do Automóvel: relembre 5 modelos que marcaram história no Brasil

Nesta terça-feira (13), é celebrado o Dia do Automóvel. A comemoração foi instituída no ano de 1934, pelo então presidente Getúlio Vargas. 

Nos muitos anos de indústria, diversos ícones surgiram na história do Brasil. Alguns são irreconhecíveis, como o Volkswagen Fusca. 

Ao longo de toda jornada, o modelo teve mais de 3 milhões de unidades vendidas no Brasil. Em sua história, várias versões marcaram o modelo, como o Fusca Itamar. 

O carro estava fora de linha de 1986, mas voltou a ser fabricado em 1993. A pedido do ex-presidente Itamar Franco, o Fusca retomou sua produção e continuou em linha por mais três anos. 


Primeiro exemplar do Fusca Itamar produzido na segunda fase de manufatura
Primeiro exemplar do Fusca Itamar produzido na segunda fase de manufatura • Volkswagen/Divulgação

Confira outros modelos icônicos: 

  • Volkswagen Gol 

O hatch da Volks ficou em linha por 42 anos, dos quais 27 foram como líder de vendas. Foram mais de 8 milhões de unidades produzidas.

Durante os anos, o Gol foi um modelo que inovava em novas tecnologias, como o pioneirismo com uma versão 1.0 turbo, de 112 cv e 15,8 kgfm, logo no início do milênio. 

Depois do turbo, o pioneiro flex, em 2003, o Gol G5 e sua moderna plataforma PQ24 (2008) e o câmbio automatizado i-Motion (2009).


O Volkswagen Gol se posicionava entre a Brasília e o Passat
O Volkswagen Gol se posicionava entre a Brasília e o Passat • Volkswagen/Divulgação
  • Chevrolet Opala

Por muitos anos, o modelo foi o sonho de consumo da elite brasileira e até hoje está presente no imaginário popular, tornando-se um clássico. 

Ao longo da carreira de 24 anos, o Opala recebeu diversos prêmios e também ganhou configurações luxuosas, como o Diplomata, o primeiro Chevrolet nacional a oferecer um pacote com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e toca-fitas, por exemplo. 


Modelo de luxo era procurado pelos executivos
Modelo de luxo era procurado pelos executivos • Chevrolet/Divulgação
  • Ford Escort 

Nos anos 80, um carro conseguiu unir todas as tribos e se tornar unanimidade nos sonhos de consumo dos brasileiros: o Ford Escort XR3 – em particular, sua versão conversível, lançada em 1985. 

O Escort foi o primeiro carro brasileiro a oferecer, simultaneamente, a opção de duas ou quatro portas e tinha três versões de acabamento: básica, L e GL. 

Os bancos de veludo e o relógio azul no teto eram itens adicionais de requinte.


Ford Escort chegou a ser considerado símbolo máximo de status
Ford Escort chegou a ser considerado símbolo máximo de status • Ford/Divulgação
  • Fiat Uno 

Quem não conhece o carro mais capaz do Brasil? O Fiat Uno foi muito usado por empresas de telefonia com uma escada no teto. Flagrado diversas vezes em velocidade alta, ele virou “meme” em redes sociais e também se tornou sinônimo de carro guerreiro.

Durante sua história também inovou, como em 1994, quando o Mille ELX se tornou o primeiro carro popular a disponibilizar ar-condicionado.

O Fiat Uno foi um verdadeiro ícone no mercado brasileiro. Em 2021, contudo, sua história chegou ao fim, quando o modelo ganhou uma série especial de despedida, com 250 unidades, o Uno Ciao. 


Fiat Uno 55 S (1983-1989)
Fiat Uno 55 S (1983-1989) • Fiat/Divulgação

Como cores de carros são definidas no Brasil?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dia do Automóvel: relembre 5 modelos que marcaram história no Brasil no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.