Fusca de Mujica era um modelo de 1987 e poderia ser brasileiro; relembre

Ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica faleceu nesta terça-feira (13). O político foi chefe do executivo uruguaio entre 2010 e 2015 e até hoje é lembrado por sua simplicidade, abrindo mão de vários benefícios e regalias da vida política. Uma das curiosidades de Pepe Mujica era seu carro: um modesto Volkswagen Fusca azul.

O modelo acompanhou o político por décadas. Mujica morreu aos 89 anos, segundo anúncio do atual chefe de Estado uruguaio, Yamandú Orsi. Optar por um carro antigo e espartano foi um detalhe curioso na vida do político. O Fusca de Pepe era modelo 1987 com motor 1.600 cilindradas refrigerado a ar, com 67 cavalos de potência e torque de 14 kgfm.

A mecânica rudimentar era complementada pelo câmbio manual de quatro marchas. Segundo dados técnicos da Volkswagen, o carro tem velocidade máxima de 144 km/h e faz de 0 a 100 km/h em cerca de 17 segundos. Na época de fabricação, seu consumo médio de combustível era de 7 km/l em percurso urbano e 9 km/l em estrada, com um tanque de 45 litros.

Tudo indica que o carro do ex-presidente era feito no Brasil, apesar de existir a possibilidade de ser produzido no México. O Fusca foi fabricado por aqui entre 1959 e 1986, além de 1993 a 1996 como famoso “Fusca Itamar”. Já no México, o besouro foi produzido entre 1954 e 2003.

Vários detalhes apontam que o Fusca de Mujica era brasileiro. Entre as evidências estão o tamanho dos vidros laterais e do para-brisa — ligeiramente menores do que os utilizados no modelo mexicano — e a posição das luzes de seta dianteiras, que no Brasil ficavam sobre os para-lamas, enquanto no México eram incorporadas aos para-choques.


Pepe Mujica em seu fusca azul
Pepe Mujica em seu fusca azul • CNN/TELEDOCE

O veículo de Mujica, contudo, é registrado como modelo 1987. A hipótese é de que tenha sido produzido no Brasil ainda no fim de 1986, exportado para o Uruguai e comercializado lá no ano seguinte.

Em mais um caso curioso, o então presidente uruguaio recebeu oferta de US$ 1 milhão em 2014 por um sheik árabe. Mujica chegou cogitar vender o besouro para o colecionador e doar o dinheiro a entidade de assistência social, mas refutou a oferta. O político foi convencido a permanecer com o carro como lembrança de sua gestão.

Em outro caso inusitado, enquanto também era presidente do país, Pepe Mujica participou de uma corrida com o clássico Volkswagen. Foi em 2012 no Autódromo Víctor Borrat Fabini, em El Pinar, no Uruguai. O Fusca azul recebeu número #1 na competição com carros antigos.

O carro voltou ao noticiário brasileiro em janeiro de 2023, quando Mujica recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua chácara na zona rural de Montevidéu. Na ocasião, o ex-presidente uruguaio deu uma carona ao brasileiro no Fusca, cena que simbolizou a amizade entre os dois.


Pepe Mujica abastecendo seu fusca azul
Pepe Mujica abastecendo seu fusca azul • CNN/TELEDOCE

Quais as regras para andar com o carro sem placa?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fusca de Mujica era um modelo de 1987 e poderia ser brasileiro; relembre no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.