ROMA, 14 MAI (ANSA) – Diversos líderes mundiais lamentaram nesta terça-feira (13) nas redes sociais a morte do ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica (2010-2015), que lutava contra um câncer.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, se despediu do “amigo” Mujica em uma publicação.
“O grande revolucionário, o presidente do Uruguai, morreu.
Adeus, meu amigo, espero que a América Latina um dia tenha um hino, espero que a América do Sul um dia se chame Amazônia”, escreveu o mandatário.
Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, destacou que o uruguaio “acreditou, lutou e viveu por um mundo melhor”, enquanto Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, mencionou que os ensinamentos e exemplo de Mujica permanecerão vivos.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, definiu o ex-mandatário, que faleceu aos 89 anos, como “um exemplo para a América Latina e o mundo por sua sabedoria, pensamento e simplicidade”.
Por fim, Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, expressou suas condolências pela morte de Mujica, que já definiu o chavista como um governante autoritário.
“Ao longo de sua trajetória, enfrentou firmemente as ditaduras que devastaram seu país e, desde a presidência, promoveu políticas com sentido humano, contribuindo para os esforços de integração e unidade da região”, diz a declaração de Maduro. (ANSA).