Praia Limpa: tudo o que você precisa saber sobre o projeto no Recife


Sacolas de papel, pulseiras de identificação e educação ambiental: a 26ª edição do Praia Limpa começa no sábado (15) e tem ações previstas até abril. Leandro de Santana/Especial

O verão do Recife (PE) é sempre uma temporada festiva para os moradores e turistas. Essa época do ano também é um momento de se engajar com o que realmente importa: a preservação das belezas naturais da região, sobretudo as praias. Na capital pernambucana, um projeto já é tradição.
Chegando na 26ª edição, o Praia Limpa, iniciativa da Globo em Pernambuco em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio do projeto Recife Limpa, dá o pontapé inicial no sábado, 15 de fevereiro, e se estende até abril, repetindo o formato de sucesso dos anos anteriores.
O projeto tem como objetivo principal incentivar frequentadores a cuidarem do meio ambiente por meio de ações educativas, com a distribuição de sacolas de papel para o descarte correto do lixo e pulseiras de identificação para as crianças.
Com mais de duas décadas de atuação, a campanha tem um papel fundamental para preservar o ambiente e proporcionar maior segurança e organização nas praias da cidade.
Veja como se envolver na causa.
Quando e onde acontece o Praia Limpa?
O projeto é realizado nas praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa nas seguintes datas e horários.
Lançamento Praia Limpa
Data: 15 de fevereiro, às 8h30
Local: Av. Boa Viagem, altura do número 2.198. Referência: Quiosque 13
Datas das ações:
● Fevereiro: 15 e 23
● Março: 9, 16, 23 e 30
● Abril: 6, 13, 21 e 27
Horário: das 8h ao meio-dia
Postos oficiais:
● Edf. Juliana – Posto azul
● Edf. Acaiaca – Posto amarelo
● Casa Brigadeiro – Posto vermelho
● Hotel Mirante – Posto verde
● Hotel Transamérica – Posto laranja
● Brasília Teimosa – Posto violeta
Como identificar o projeto na praia?
Os frequentadores poderão identificar monitores do Praia Limpa com facilidade. Serão 50 profissionais circulando pela orla com camisas coloridas e materiais de apoio característicos do projeto.
Além disso, bandeiras coloridas fincadas na areia ajudarão as famílias a se orientarem e localizarem seus pontos de apoio.
O que será distribuído?
● Sacolas de papel: cerca de 180 mil unidades serão entregues aos frequentadores para o descarte correto de resíduos. Cada pessoa será orientada para, ao sair da praia, deixar sua sacola com o lixo em um dos contêineres da Emlurb espalhados ao longo do calçadão.
● Pulseiras de identificação infantil: com o nome da criança e o contato do responsável, para facilitar o reencontro em caso de separação. Elas têm cores variadas e os pontos de entrega estarão espalhados ao longo das praias.
Leandro de Santana/Especial

Como foi a edição de 2024?
No ano passado, o projeto atingiu números impressionantes: foram distribuídas mais de 200 mil sacolas de papel, e o impacto ambiental foi amplamente elogiado por frequentadores e barraqueiros. O prefeito João Campos destacou a importância da iniciativa para a preservação das praias e o incentivo à educação ambiental.
Além disso, trabalhadores da ação relataram o engajamento dos moradores e turistas. Radmila Arantes, monitora do projeto, comentou que as sacolas e as pulseiras são sempre bem recebidas. “As pessoas gostam e até cantam a musiquinha do projeto. É gratificante ver a conscientização crescer”, disse.
Em termos de segurança, o uso das pulseiras de identificação infantil garantiu mais tranquilidade para as famílias, com destaque para relatos como o de Jerônimo Figueroa, que se sentiu mais seguro ao utilizar a pulseira no filho de 9 anos.
Faz diferença
Com uma média de 10 mil toneladas de resíduos retirados por dia em épocas normais e até 24 mil toneladas nos finais de semana, o trabalho do Praia Limpa reforça a importância de atitudes responsáveis por parte dos frequentadores.
Além disso, a colaboração entre o projeto, a Prefeitura e os trabalhadores da orla garante que as praias continuem sendo espaços limpos e acolhedores para todos.
Não perca a chance de participar deste movimento em prol do meio ambiente. Faça a sua parte e aproveite o verão do Recife com consciência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.