Começa retirada de escombros de prédio implodido, em São José; limpeza deve durar 40 dias


Após a implosão do prédio abandonado, que aconteceu neste domingo (25), a construtora responsável dá início à retirada dos escombros para a construção de um condomínio no local. Começa retirada de escombros de prédio implodido, em São José
TV Vanguarda/Reprodução
Começou na manhã desta quarta-feira (26) a retirada dos escombros do prédio implodido no Jardim Aquarius, na Zona Oeste de São José dos Campos.
O antigo prédio deu lugar a cerca de 10 mil toneladas de escombros, que são principalmente concreto e ferro. Eles serão retirados do local em um trabalho que pode durar cerca de 40 dias. De acordo com a construtora, serão usados 500 caminhões para a retirada do material.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Veja, por diferentes ângulos, a implosão do prédio:
Prédio abandonado é implodido em São José dos Campos
Após esse serviço, serão feitas as perfurações do novo empreendimento que será erguido no local, um condomínio que vai contar com um duplex de luxo na cobertura medindo 1.010 metros quadrados. Também serão feitas unidades de 505 metros quadrados em cada andar.
A implosão aconteceu às 10h deste domingo (25), na avenida Tubarão, no bairro Jardim Aquarius. O prédio havia sido construído há anos para ser um hotel, mas a empresa responsável faliu e ele acabou abandonado.
Começa retirada de escombros de prédio implodido, em São José
TV Vanguarda/Reprodução
Na segunda-feira (26), um dia pós a implosão, uma equipe da construtora iniciou uma vistoria para avaliar se a implosão provocou danos. O engenheiro que coordenou a operação, Manoel Jorge Diniz, conhecido como Manezinho, afirma que o impacto foi menor do que o determinado pelas normas.
O tremor gerado pela implosão foi monitorado por seis sismógrafos instalados em edifícios vizinhos. A maior trepidação foi de 12.7 milímetros por segundo, o que equivale a um ônibus ou caminhão passando na rua.
Mesmo assim, alguns imóveis vizinhos tiveram vidros de janelas quebrados pelo impacto da ação. Tanto Manezinho quanto a construtora afirmam que isso não é considerado comum, mas pode acontecer.
Vidro quebrado após a implosão de um prédio em São José dos Campos
Reprodução/TV Vanguarda
LEIA TAMBÉM:
ASSISTA: Vídeos mostram implosão por diferentes ângulos
VISTO DO ALTO: Imagens de drone também registraram operação
PISCINAS NO TERRAÇO: Por que piscinas infantis foram colocadas no prédio?
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.