99 enfrenta Nunes oferecendo até corridas grátis de moto

Mesmo recorrendo a justiça, formalizando queixa-crime, promovendo a apreensão de motos contra a operadora, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, não tem conseguido travar as corridas de motos com passageiros na maior cidade do país por meio da Lei Municipal. Sob o argumento que a vigência da proibição do executivo paulistano não pode sobrepor uma Lei Federal que autoriza o transporte, além da 99, a Uber também já enviou comunicado aos interessados em se tornar parceiros com a intenção de operar com motociclistas na cidade para o deslocamento de pessoas.

Como forma de enfrentamento as críticas, a 99 está oferecendo cupons de desconto e até corridas grátis para estimular a população a nova modalidade. Foi através de um cupom “free”, que este colunista resolveu testar o serviço num percurso curto pela zona sul de São Paulo, de aproximadamente 2,5 quilômetros. Ao chegar, o motociclista ofereceu capacete, mas se preocupou com a possibilidade de blitz durante o trajeto. Não por causa da utilização correta do componente de segurança, mas sim para verificar se tinha “polícia reportada a frente”, como informam os aplicativos. O questionei sobre isso e a resposta que tive foi: “eles não estão deixando a gente trabalhar e não tem desculpa, se pegarem, prendem mesmo”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Após ver que não ia enfrentar “obstáculos” com a possibilidade de apreensão da moto, seguiu em direção ao destino. No caminho, perguntei se estava sendo viável fazer as corridas, mesmo com a possibilidade de enfrentar problemas quanto a apreensão, a reposta foi que sim. Ele explicou que realiza entregas e em períodos não têm demanda, o transporte de passageiros acaba se tornando uma alternativa de renda. Em relação a ganhos, normalmente o motociclista tem faturamento similar em ambas as modalidades (passageiros e entregas).

Segundo o rapaz que me atendeu, a média é de R$ 1,00 por quilômetro rodado. Em sua primeira semana de operações a 99Moto por meio da assessoria de imprensa informou que ultrapassou a marca de 200 mil viagens realizadas em ruas e avenidas fora do centro expandido da capital paulista. “Diariamente temos alcançado uma média de 40 mil corridas, refletindo o interesse da população pela modalidade que oferece viagens mais acessíveis, ágeis e seguras, especialmente entre passageiras que moram na periferia”.

Ainda conforme a operadora, cerca de 58% dos usuários são mulheres e a faixa etária mais significativa é entre 25 e 34 anos. Os três bairros com maior número de corridas nesse período inicial foram Capão Redondo, Itaquera e Tucuruvi. Completam o top 10: Jabaquara, Tatuapé, Itaim Paulista, Santana, Santo Amaro, Vila Sônia e Grajaú. Segundo o levantamento, as viagens de 99Moto em São Paulo tiveram percurso médio de 6 quilômetros e duração média de 13 minutos.

Para novos usuários testarem a categoria, a 99 está disponibilizando um cupom automático de 99% de desconto para a primeira corrida na modalidade. A coluna questionou quantos cupons foram ofertados, mas a informação não foi divulgada. O prefeito Ricardo Nunes diz que se houver o transporte de passageiros com motos, vai haver uma verdadeira “carnificina” na cidade. O receio é quanto ao crescimento de acidentes. Por isso, tem travado brigas judiciais contra as operadoras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.