As chuvas fortes que atingem o Rio de Janeiro geram alerta para riscos de deslizamentos e alagamentos. Segundo monitoramento do governo estadual, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Duque de Caxias são as áreas mais afetadas.
As quatro cidades estão com “risco muito alto” para alagamentos e deslizamento de terra.
Também em alerta, mas com um “risco alto”, estão Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica, Belford Roxo, São Gonçalo, Petrópolis, Silva Jardim, Rio das Ostras e Macaé.
Veja mapa abaixo de áreas afetadas.

Petrópolis
O centro histórico de Petrópolis alagou na manhã deste sábado (5). Ainda deve chover ao longo do dia e autoridades alertam moradores de regiões de risco para deslizamentos.
A Prefeitura de Petrópolis também registrou ponto de transbordamento do Quitandinha na Rua Coronel Veiga, que foi interditada.
Vídeo do alagamento: Imagens cedidas pelo Petrópolis Fatos
As sirenes também foram acionadas na manhã deste sábado nas regiões Alto da Serra, Vila Felipe, São Sebastião e Alto independência.
Angra dos Reis
A região de Angra dos Reis também está em alerta. Segundo informações da Nottus Meteorologia, choveu 270 milímetros nas últimas 24 horas, mais do que toda a chuva prevista para o mês.
A média mensal de abril em Angra dos Reis é de 170 milímetros.
A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro já prepara ajuda humanitária para Angra dos Reis. Caminhões com colchões, travesseiros, cobertas, fronhas e engradados de água estão na cidade.
Vias fechadas
A concessionária CCR fechou a rodovia Rio-Santos nos kms 542, 503, 473 e 433, por conta do risco de queda de barreiras. As interdições são nas alturas de Angra dos Reis e Paratí.
Devido à chuva no alto da serra de Teresópolis, a subida e descida da serra foi fechada.
A Serra Antiga da Tamoios também foi interditada por conta do grande volume de chuvas. A interdição deve continuar ao longo do sábado.
Na Serra Nova, foi implementado o sistema Pare e Siga.
Paes pede para ficar em casa
Algumas regiões do Rio de Janeiro também registraram alto volume de chuva. Alto da Boa Visa e Tijuca tiveram mais de 150 milímetros de precipitação. Há risco de deslizamentos.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, divulgou um vídeo nas redes sociais pedindo para os moradores ficarem em casa. “Lê um livro, vê uma série”, disse.
View this post on Instagram
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RJ: veja áreas em alerta para alagamentos e vias bloqueadas no site CNN Brasil.