A Rádio Free Asia anunciou na sexta-feira a demissão da grande maioria de seus funcionários e o fechamento de vários de seus serviços em línguas estrangeiras, incluindo o uigur, após a suspensão de seu financiamento ordenado por Donald Trump.
Criada pelos Estados Unidos com o objetivo de divulgar informação em países sem meios de comunicação livres, a Rádio Free Asia declarou que 280 pessoas empregadas em Washington perderão seus empregos, o que representa mais de 90% de seus funcionários baseados nos Estados Unidos, e que 20 postos no exterior serão eliminados.
A rádio não produzirá mais programas em língua uigur, até agora segundo ela o único serviço de informação independente no mundo no idioma desse povo majoritariamente muçulmano que vive na região de Xinjiang, no noroeste da China.
Os Estados Unidos qualificaram no passado o tratamento da China aos uigures como genocídio, uam acusação firmemente rechaçada por Pequim.
A Rádio Free Asia também encerra seus serviços em tibetano, birmanês e inglês. Ela mantém as emissões em mandarim, cantonês, khmer e vietnamita.
sct/ev/eml/mr/avl/dd/yr