
Rodovia é considerada de extrema importância para o setor do agronegócio, mas é cenário de inúmeros problemas e acidentes fatais até hoje. Trecho da reportagem da TVCA sobre a BR-163
A BR-163, principal rota de escoamento de soja, milho e algodão, foi inaugurada em 20 de outubro de 1976 e, desde então, jornalistas da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) acompanham a evolução e os desafios dos trechos que cortam Mato Grosso. Em 2016, uma reportagem do Guto Abranches abordou o tema e falou dos grandes gargalos que a estrada enfrenta devido ao grande número de acidentes registrados (assista acima).
Esta reportagem faz parte da série de reportagens do g1 em comemoração aos 60 anos da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), que relembra grandes coberturas realizadas pela TV Centro América.
A BR-163 liga os estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará. O ponto de inauguração da rodovia foi às margens da cchoeira do Curuá (PA), pelo então presidente da República Ernesto Geisel. Em Mato Grosso, o Marco Zero da BR-163 é a Comunidade São Cristóvão, em Lucas do Rio Verde.
A construção da rodovia fez parte do Plano de Integração Nacional do governo Geisel. O objetivo era interligar a região norte do Brasil com as demais, por via terrestre, devido a pressão internacional pela ocupação da Amazônia. Em 1970, foram criados o 8º e o 9º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) e instalados em Santarém (PA) e Cuiabá para implantar a rodovia entre as duas cidades.
Acampamento do 9º BEC em Sinop no período de construção da BR
Divulgação/ Rota do Oeste
Em meio a dificuldades, como a malária, falta de equipamentos, atoleiros, poeira, comunicação ineficiente, afastamento da família e desabastecimento, as obras da rodovia seguiram até a região da Serra do Cachimbo, localizada no sul do Pará e ao norte de Mato Grosso. Dependendo da área, a equipe recebia alimentos por meio de arremessos aéreos.
Atualmente, cerca de 70 mil veículos passam pela rodovia, diariamente, com 70% deles sendo transportes de carga. A BR-163 é considerada de extrema importância para o setor agropecuário.
Os problemas e as duplicações
TVCA acompanhou os problemas e duplicações da BR-163
Reportagens produzidas pela TV Centro América acompanharam temas como cobrança de pedágio e concessão da BR-163, sendo a Rota do Oeste a responsável pela rodovia desde 2014. Além dos inúmeros acidentes, em muitos casos, fatais, além das duplicações.
Desde a inauguração, quem passa pela rodovia sempre reclamou da falta de acostamento e buracos em diferentes trechos, com receio de acidentes, tanto que alguns motoristas apelidaram a BR-163 de ‘corredor da morte’.
As duplicações vieram como uma solução para melhorar a qualidade da estrada e garantir a segurança dos motoristas. O repórter Diego Hurtado ouviu os usuários da rodovia e mostrou as obras de duplicação de alguns trechos, como de Itiquira a Sinop.
As obras de duplicação seguem em passos lentos até hoje. Este ano, o governador Mauro Mendes assinou a ordem de serviço para iniciar a duplicação de 50,8 km da BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Sorriso, com investimento de R$ 428 milhões.
O prazo para a execução dos serviços é de 24 meses a partir da assinatura do contrato.
Implantação da BR-163 em Mato Grosso
Divulgação/ Rota do Oeste