Diante do acirramento da tensão geopolítica causada pelos Estados Unidos nos últimos meses, o ministro da Fazenda brasileiro, Fernando Haddad, encerra sua passagem pela América do Norte na Cidade do México, onde será recebido pela presidente do país, Claudia Sheinbaum, nesta quarta-feira (7).
O encontro ocorrerá no Palácio Nacional e visa discutir o fortalecimento das relações econômicas entre os dois países.
Também estão previstos encontros com o secretário da Fazenda e do Crédito Público mexicano, Edgar Amador, e com o chefe de gabinete da Presidência, Lázaro Cárdenas.
Ainda na capital mexicana, Haddad participou de um café da manhã com o embaixador do Brasil, Nedilson Jorge, e se reúne com representantes de empresas brasileiras instaladas no país, como Nu México, WEG, Marcopolo, Tramontina, Odontoprev, Coca-Cola, Eurofarma, BrasdesCard e o Banco de Pagos Internacionales (BIS).
A agenda no México encerra uma série de compromissos internacionais na América do Norte iniciada no último domingo (4).Antes, o ministro esteve em Los Angeles e em Palo Alto, nos Estados Unidos, onde tratou de temas ligados ao desenvolvimento do setor de tecnologia no Brasil, com destaque para o Plano Nacional de Data Centers.
As reuniões com representantes da indústria de semicondutores, big techs e investidores em infraestrutura digital buscaram atrair parcerias e investimentos para a expansão da capacidade computacional do país, essencial para o avanço da inteligência artificial e da digitalização dos serviços públicos e privados no Brasil.
Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda
Este conteúdo foi originalmente publicado em Haddad encerra viagem internacional em reunião com presidente do México no site CNN Brasil.