UE ameaça sobretaxar 100 bilhões de euros em produtos dos EUA caso negociações fracassem

A União Europeia (UE) prepara uma resposta contundente caso as negociações comerciais em andamento com os EUA não avancem de forma satisfatória. O bloco planeja impor tarifas adicionais sobre aproximadamente 100 bilhões de euros (R$ 650 bilhões) em produtos norte-americanos, conforme informações de fontes familiarizadas com o assunto. As informações são da rede Bloomberg.

Segundo essas fontes, que preferiram não se identificar devido à natureza confidencial dos planos, a lista de produtos sujeitos às novas tarifas será apresentada aos Estados-Membros da UE ainda nesta semana. Após a apresentação, haverá um período de consultas de um mês antes que a lista seja finalizada. Durante esse intervalo, a lista poderá sofrer alterações.

Notas de euro: guerra de tarifas opõe União Europeia e Estados Unidos (Foto: Pexels)

Paralelamente, a Comissão Europeia, órgão executivo da UE responsável por questões comerciais, planeja compartilhar um documento com os Estados Unidos nesta semana, com o objetivo de reativar as negociações. As propostas da UE devem incluir a redução de barreiras tarifárias e não tarifárias, além de incentivos para aumentar os investimentos norte-americanos no continente europeu.

As conversas entre a UE e os EUA, iniciadas formalmente no mês passado, têm avançado lentamente. A expectativa é de que a maioria das tarifas impostas pelos Estados Unidos permaneça em vigor. A UE informou na terça-feira (6) que as ações comerciais do governo Trump poderão elevar o valor dos produtos europeus sujeitos a tarifas para 549 bilhões de euros.

Atualmente, a UE já aplica tarifas sobre 21 bilhões de euros em produtos norte-americanos, em resposta à imposição de tarifas de 25% sobre exportações de aço e alumínio europeus. No início deste mês, a UE concordou em adiar por 90 dias a implementação de novas medidas retaliatórias, após os EUA reduzirem a chamada “taxa recíproca” sobre a maioria das exportações europeias de 20% para 10%, durante o período de negociações.

Além disso, o governo Trump impôs uma tarifa de 25% sobre automóveis e algumas peças automotivas e iniciou investigações que podem resultar em tarifas sobre importações de madeira, produtos farmacêuticos, semicondutores, minerais críticos e caminhões.

O post UE ameaça sobretaxar 100 bilhões de euros em produtos dos EUA caso negociações fracassem apareceu primeiro em A Referência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.