O ministro da saúde, Alexandre Padilha e o médico oncologista, Drauzio Varella, se uniram para lançar nesta quinta-feira (8) no Rio de Janeiro uma iniciativa inédita: a oferta de exames médicos gratuitos para servidores públicos federais em todo país.
“A gente não vai avançar na área da saúde sem cuidar de quem trabalha no Sistema Único de Saúde (SUS). Cada vez mais a gente lida com problemas que não têm cura, então, ou previne ou cuida. O Ministério da Saúde quer cuidar de quem cuida da gente”, disse o ministro.
A operadora “Geap Saúde” é parceira da iniciativa que tem como objetivo garantir o acesso sem custo a exames preventivos para todos os servidores do Ministério da Saúde, incluindo concursados, comissionados, cedidos e anistiados, mesmo os que não são beneficiários da Geap.
Exames como hemograma completo, mamografia, Papanicolau, PSA, glicemia, creatinina, além de consultas clínicas especializadas estarão disponíveis na rede credenciada da operadora em todas as 27 unidades da federação.
O médico Dráuzio Varella destacou que a prevenção é fundamental para um envelhecimento saudável.
“Estamos envelhecendo mal. Aos 60 anos, 20% dos brasileiros têm diabetes e 50% de homens e mulheres são hipertensos. A prevenção é fundamental e é preciso aproveitar essa oportunidade”, destacou Dráuzio.
A iniciativa do Ministério da Saúde marca um avanço histórico na política de saúde ocupacional do governo federal. Serão contempladas quase 50 mil pessoas em todo o país.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministério da Saúde passa a oferecer exames gratuitos para servidores no site CNN Brasil.