CIDADE DO VATICANO, 12 MAI (ANSA) – O papa Leão XIV foi questionado nesta segunda-feira (12) sobre o plano interrompido de Jorge Bergoglio de ir para Niceia, na Turquia, no que seria a primeira viagem internacional de seu pontificado, e respondeu que está “preparando”.
A declaração foi dada nesta manhã na sala Paulo VI, no Vaticano, onde ocorreu o primeiro encontro de Robert Francis Prevost com jornalistas do mundo inteiro.
Após encerrar seu discurso – ele não respondeu perguntas -, Leão XIV passou no corredor central para cumprimentar os profissionais de comunicação e foi abordado. Questionado sobre uma possível viagem a Niceia, ele respondeu: “Eu sei, estamos preparando isso”.
A expectativa é de que o norte-americano retome o plano interrompido do papa Francisco e visite Niceia, na Turquia, para celebrar os 1,7 mil anos do primeiro grande Concílio Ecumênico.
A viagem de Francisco à Turquia ainda estava “em estudo” em 12 de março, quando ele enfrentava uma longa internação no Hospital Agostino Gemelli para tratar uma pneumonia bilateral. Na época, a Sala de Imprensa do Vaticano lembrou, com cautela, que a missão nunca havia sido “anunciada oficialmente”, embora os preparativos já estivessem em andamento.
Niceia poderia, portanto, ser a primeira viagem internacional do novo Papa, em um sinal de continuidade. A visita, prevista para 26 de maio, era fortemente desejada por Bergoglio, que a preparava junto a Bartolomeu, seu amigo e patriarca dos ortodoxos, para fortalecer o ecumenismo entre os cristãos.
(ANSA).