Trump considera viajar à Turquia para eventual negociação entre Rússia e Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (12) que consideraria viajar à Turquia na quinta-feira se visse sinais de negociações entre Ucrânia e Rússia.

“Já pensei em viajar para lá. Acho que existe uma possibilidade, se eu achar que as coisas podem acontecer”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca antes de partir para o Oriente Médio.

Na frente diplomática, as coisas aceleraram nos últimos dias.

A Ucrânia e seus aliados europeus, juntamente com os Estados Unidos, exigiram da Rússia um cessar-fogo de 30 dias e ameaçaram “sanções maciças” caso se recuse.

O presidente russo, Vladimir Putin, ignorou o ultimato e, em vez disso, propôs negociações “diretas” e “sem pré-condições” entre Moscou e Kiev, a partir de quinta-feira na Turquia.

Essas seriam as primeiras conversas entre russos e ucranianos desde março de 2022, quando os dois lados se reuniram em Istambul para encerrar o conflito, sem chegar a um acordo.

O presidente ucraniano Volodimir Zelensky respondeu convidando Putin para encontrá-lo “pessoalmente” na quinta-feira em Istambul. Até agora não houve resposta do Kremlin.

dk/wd/st/erl/mel/jc/yr

Adicionar aos favoritos o Link permanente.