Oposição protocola CPI Mista para investigar descontos no INSS

Baixar


A oposição protocolou o requerimento de criação da CPI Mista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para investigar os descontos ilegais no pagamento de aposentados e pensionistas. Requerimento apresentado pela senadora Damares Alves, do Republicanos-DF, e pela deputada Coronel Fernanda, PL-MT.

Elas defendem que é necessária uma investigação para entender como o esquema foi viabilizado; quais mecanismos foram burlados; e quais procedimentos precisam ser revistos. Foram 36 assinaturas de senadores e de 223 deputados.

O requerimento agora precisa ser lido em sessão conjunta do Congresso para começar a valer. A próxima sessão está marcada para o dia 27, para análise de vetos. Até que esse requerimento seja lido, pode haver a retirada de assinaturas.

A CPI Mista vai ser formada por 15 deputados e 15 senadores titulares, com o mesmo número de suplentes. Funcionamento por 180 dias.

Brasília (DF), 09/05/2025 - App oficial do INSS
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

© Joédson Alves/Agência Brasil

Geral Comissão vai apurar cortes ilegais em benefícios de aposentados Brasília (DF) 13/05/2025 – 08:31 Priscilla Mazenotti – Repórter da Rádio Nacional fraude no INSS INSS terça-feira, 13 Maio, 2025 – 08:31 1:04

Adicionar aos favoritos o Link permanente.