O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou esperança por um acordo nuclear com o Irã nesta quinta-feira (15), sugerindo progresso mesmo ao alertar sobre uma “medida violenta” caso um acordo não for alcançado.
“O Irã meio que concordou com os termos: eles não vão produzir, eu diria, de forma amigável, poeira nuclear. Não vamos produzir nenhuma poeira nuclear no Irã.”
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Ele reiterou que o Irã “não pode ter uma arma nuclear” e sugeriu que os negociadores estão “muito perto de talvez fechar um acordo”.
Seu principal enviado estrangeiro, Steve Witkoff, realizou uma quarta rodada de negociações com colegas iranianos no domingo (11), e as discussões devem continuar nos próximos dias.
Trump ofereceu duas opções: “Há um passo muito, muito bom, e há um passo violento, uma violência como as pessoas nunca viram antes, e eu não… espero que não tenhamos que fazer isso. Não quero dar o segundo passo. Algumas pessoas querem. Muitas pessoas querem. Não quero dar esse passo. Então, vamos ver o que acontece.”
Sentado em uma mesa redonda de negócios com líderes do Catar, o presidente prometeu que os EUA “protegerão” o vizinho do Irã.
“Para este país em particular, por estar bem ao lado, você está a um passo de distância, nem um passo, certo? Você está a um passo de distância. Você pode caminhar até o Irã. Outros países são muito mais distantes, então provavelmente não é exatamente o mesmo nível de perigo, mas vamos proteger este país, este lugar tão especial com uma família real especial.”
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, usou uma linguagem menos otimista na quarta-feira (14), criticando comentários feitos por Trump anteriormente em sua viagem ao Oriente Médio.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump expressa esperança no acordo nuclear com o Irã e sugere progressos no site CNN Brasil.