CIDADE DO VATICANO, 18 MAI (ANSA) – Alguns líderes mundiais, entre eles o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, foram até a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, para visitar o túmulo do papa Francisco, falecido há quase um mês.
Em suas redes sociais, o americano publicou as fotos de sua ida ao templo religioso onde Jorge Mario Bergoglio, que chefiou a Igreja Católica entre 2013 e 2025, está sepultado.
“Ele era amado por muitos católicos ao redor do mundo e espero que vocês se juntem a mim em orações pelo repouso de sua alma”, escreveu Vance.
Além do vice-mandatário dos EUA, o túmulo de Francisco também foi visitado pelo presidente da Polônia, Andrzej Duda, que depositou flores no local, e pelo vice-presidente de Cuba, Salvador Valdés Mesa.
Uma delegação da Holanda, formada por nove pessoas, todas vestidas de preto, também passou pela Basílica de Santa Maria Maggiore e ficou por cerca de 10 minutos. O grupo era composto pelo primeiro-ministro do país, Dick Schoof, e pela rainha Máxima Zorreguieta.
Diversas pessoas aproveitaram a missa de posse do papa Leão XIV, na Basílica de São Pedro, e foram visitar o túmulo de Francisco, tanto que uma longa fila na basílica romana foi formada por turistas, freiras e famílias com crianças.
De acordo com alguns voluntários, o tempo de entrada seria de cerca de 40 minutos, mas a quantidade poderá aumentar no decorrer do dia.
“Viemos saudar Francisco, mas rezamos pelo Papa Prevost daqui também”, afirmou uma freira que estava na fila aguardando.
Em razão do aumento do fluxo de fiéis e de líderes mundiais na Basílica de Santa Maria Maggiore, as autoridades italianas reforçaram a segurança na região. (ANSA).