CIDADE DO VATICANO, 18 MAI (ANSA) – O papa Leão XIV, que celebrou a missa de início de pontificado neste domingo (18), deve receber o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, no Vaticano, na próxima segunda-feira (19).
Robert Francis Prevost se encontrará ainda hoje com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em meio a uma série de audiências agendadas nestes dois dias com representantes das delegações que participaram da cerimônia de posse.
Inicialmente, uma cúpula trilateral entre o Papa, Zelensky e o vice de Donald Trump chegou a ser considerada, mas no momento não há nenhuma confirmação.
Na última sexta-feira (16), o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, já havia sinalizado a possibilidade de acontecer um encontro presencial entre Leão XIV e Vance. Apesar da hipótese, porém, o religioso italiano destacou que não tem certeza, porque “muitas delegações” estão presentes e “o tempo é muito curto”.
Antes de ser eleito líder da Igreja Católica, Leão XIV chegou a compartilhar uma mensagem criticando o vice de Trump, protestante que se converteu católico em 2019.
Na ocasião, Prevost comentou a fala do político que evocou um princípio da Igreja, a “ordo amoris”, para justificar a política linha dura contra imigrantes da Casa Branca. “J.D. Vance erra: Jesus não nos pediu para rankear nosso amor pelos outros”, escreveu o então cardeal no X. (ANSA).