VATICANO, 19 MAI (ANSA) – O papa Leão XIV confirmou seu desejo de ir a Niceia, na Turquia, até o final do ano, informaram fontes do Patriarcado de Constantinopla nesta segunda-feira (19).
Segundo os relatos, durante audiência no Vaticano hoje, o patriarca Bartolomeu I propôs a Robert Francis Prevost as datas da viagem: 27, 28 e 29 de novembro.
O novo líder da Igreja Católica não se manifestou sobre as datas, mas confirmou o desejo de celebrar em Niceia o aniversário do Concílio, que acontece este ano.
O papa Francisco, cuja morte ocorreu em 21 de abril, já havia planejado uma viagem a Niceia no final deste mês de maio, justamente para o aniversário de 1,7 mil anos do primeiro grande Concílio Ecumênico.
A celebração pode ser uma ocasião não só para fortalecer a unidade entre as diferentes Igrejas cristãs, começando pelos católicos e ortodoxos, mas também para unificar a data da Páscoa.
Na semana passada, durante o seu primeiro encontro com jornalistas do mundo inteiro, Leão XIV foi questionado sobre o plano interrompido de Jorge Bergoglio de ir para Niceia, na Turquia, e respondeu que está “preparando”. Caso se concretize, esta poderá ser a primeira viagem internacional de seu pontificado. (ANSA).