
Um projeto piloto inovador está em andamento em São Paulo, utilizando inteligência artificial para corrigir deveres de casa dos alunos da rede estadual de ensino. A ferramenta, denominada “Tarefa SP”, já está em operação e foca na correção de questões dissertativas. Atualmente, 5% dessas questões são corrigidas com o auxílio da tecnologia, abrangendo disciplinas como matemática e português. O projeto é direcionado a estudantes do 8º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio.
O governo do estado de São Paulo destaca que o objetivo principal é auxiliar professores e alunos, proporcionando maior agilidade na correção e oferecendo um entendimento detalhado do processo por meio do aplicativo Tarefa SP. A expectativa é que a ferramenta não apenas acelere o processo de correção, mas também sirva como um recurso educacional para os estudantes, permitindo que compreendam melhor os critérios de avaliação. Isso pode ajudar a melhorar o desempenho dos alunos, ao mesmo tempo em que alivia a carga de trabalho dos professores.

Embora ainda não haja uma data definida para a expansão do projeto, a intenção é ampliar o uso da inteligência artificial para outros tipos de tarefas, alunos e disciplinas. O projeto piloto já está em funcionamento, e a expectativa é que, com o tempo, ele se torne uma ferramenta essencial no processo educacional da rede estadual de São Paulo. A iniciativa está sendo acompanhada de perto, com a expectativa de que traga benefícios significativos para o sistema educacional.
*Com informações de Beatriz Manfredini
*Reportagem produzida com auxílio de IA