“O Agente Secreto”: quais próximos prêmios o filme pode ganhar?

Após vitória em duas categorias no Festival de Cannes, o filme brasileiro “O Agente Secreto” ganha visibilidade para repetir o feito de “Ainda Estou Aqui” em 2024 e tem chances de estar nos principais festivais e premiação e cinema que ocorrem até o início de 2026.

O thriller político já garantiu distribuição na América Latina, Estados Unidos, Índia, Reino Unido e Irlanda.

A Neon, empresa de produção e distribuição cinematográfica norte-americana, foi a primeira a adquirir os direitos do filme. As últimas apostas da empresa incluem “Anora” (vencedor do Oscar e Palma de Ouro), “Anatomia de uma Queda” (vencedor da Palma de Ouro) e “Parasita” (vencedor do Oscar e Palma de Ouro).

Ainda há lugares os quais “O Agente Secreto” pode estrear. “Ainda Estou Aqui” estreou no Festival de Veneza — o que pode ser grande indicativo para chances do longa de Kleber Mendonça Filho. Depois, passou por mais de 50 eventos de cinema, dentre os principais Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, Festival Internacional de Cinema de Vancouver, Festival Internacional de Cinema de Toronto e Festival Internacional de Cinema de Roterdã.

Também assim como seu antecessor, “O Agente Secreto” pode ser aposta de prêmios dos sindicatos de Hollywood, como o Directors Guild of America (DGA), o Writers Guild of America (WGA), o Screen Actors Guild (SAG), e o Producers Guild of America (PGA), que reconhecem a excelência em áreas da produção cinematográfica, como direção, roteiro, atuação e produção.

Cyntia Calhado, professora de Cinema e Audiovisual da ESPM, destacou à CNN a importância dessas conquistas e disse que existem chances para o principal prêmio concedido pela Academia, o Oscar: “O cinema brasileiro está sendo reconhecido nos principais festivais. Estamos vivendo um excelente momento, com premiações em Cannes, Berlim e no Oscar”.

Com base nas indicações do Brasil no último ano, outras premiações que valem atenção são Globo de Ouro 2025 — que, inclusive, rendeu o prêmio de Melhor Atriz para Fernanda Torres este ano — o BAFTA (Academia Britânica de Cinema e Televisão), Critics’ Choice Awards e Gold Derby Film Awards. 

Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho levam prêmios por “O Agente Secreto” em Cannes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.