Lula diz ter cumprimentado Biden após “magnânima” decisão de desistir da eleição nos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pela “magnânima” — generosa — decisão “quanto ao processo eleitoral americano”. Biden desistiu de concorrer à reeleição.

A fala aconteceu nesta terça-feira (30), durante uma ligação entre os dois, que durou cerca de 30 minutos, de acordo com uma nota divulgada pelo Planalto.

Lula ainda “desejou sucesso para a democracia” dos Estados Unidos durante o pleito que está marcado para 5 de novembro.

Biden anunciou sua desistência em 21 de junho, mas afirmou que cumprirá o restante de seu mandato. Ele ainda apoiou a candidatura de sua vice, Kamala Harris.

Na ocasião, Lula disse que a decisão do líder norte-americano foi pessoal porque somente ele sabia das suas reais condições, mas garantiu que as relações entre Brasil e Estados Unidos continuarão a ser “civilizadas” independentemente do vencedor da disputa presidencial.

Antes da desistência, o chefe do Executivo brasileiro declarava que votaria em Biden e torcia por sua vitória.

Na ligação de hoje, segundo relato do governo brasileiro, Biden mencionou que as economias dos dois países estão indo bem e que a parceria entre Brasil e Estados Unidos deve continuar crescendo.

Outros assuntos

Segundo o Planalto, os dois ainda conversaram sobre outros temas, como a questão da Venezuela.

Lula observou a Biden que está acompanhando permanente o processo eleitoral venezuelano por meio do assessor especial da Presidência, Celso Amorim, enviado para Caracas.

O chefe do Executivo brasileiro informou que Amorim esteve com Nicolás Maduro, atual presidente, e Edmundo González, opositor que foi derrotado no último domingo (28), segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão alinhado ao governo venezuelano.

Lula reiterou que a posição do Brasil de seguir trabalhando pela normalização do processo político no país vizinho, que terá efeitos positivos para toda a região.

Também disse ser fundamental a publicação das atas eleitorais para acabar os questionamentos após o pleito, o que Biden concordou.

Quem é Kamala Harris, favorita para substituir Biden na corrida presidencial

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula diz ter cumprimentado Biden após “magnânima” decisão de desistir da eleição nos EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.