Ministério da Saúde investiga casos de febre Oropouche no AC, BA e PE

Logo Agência Brasil

Pelo menos oito casos de transmissão vertical da febre Oropouche estão sendo investigados pelo Ministério da Saúde, nos estados de Pernambuco, Bahia e Acre.

A transmissão vertical acontece quando a infecção é passada da mãe para o bebê, durante a gestação ou mesmo no parto. Segundo a pasta, nos casos que estão sendo apurados, em quatro deles os bebês nasceram com anomalias congênitas, como microcefalia, enquanto a outra metade morreu. 

Notícias relacionadas:

  • Saúde registra anomalia congênita em bebê associada ao Oropouche.
  • Opas eleva risco de febre do Oropouche nas Américas para alto.
  • Ceará investiga morte fetal por suspeita de febre do Oropouche.

Nessa segunda-feira (12), a Secretaria de Saúde do Ceará informou que investiga um óbito fetal que também pode estar associado à infecção por febre Oropouche. Na semana passada, o Ministério da Saúde registrou, no Acre, um caso de bebê nascido com anomalias congênitas que pode estar associado à transmissão vertical da doença. Segundo a pasta, essa correlação precisa de uma “investigação mais aprofundada”, que vem sendo acompanhada pelo governo federal e pela Secretaria de Saúde do Acre.

Dados do Ministério indicam que até 6 de agosto foram registrados quase 7.500 casos da doença em 23 estados. A maior parte deles no Amazonas e em Rondônia. Até o momento, duas mortes foram confirmadas na Bahia e um óbito em Santa Catarina está em investigação.

A doença é transmitida pelo mosquito conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, que gosta de materiais orgânicos. A recomendação é que a população mantenha quintais limpos, evitando o acúmulo de folhas e lixo orgânico doméstico, além de usar roupas compridas e sapatos fechados em locais com muitos insetos.

Gestantes devem ficar atentas a sintomas como febre de início súbito, dor de cabeça, dor muscular, articular, dor atrás do olho, além de tontura, calafrios, náuseas e vômitos. Nesses casos, é preciso procurar atendimento em uma unidade de saúde.

*Com informações da Agência Brasil 

Brasília, (DF) – 05-09-2023 - Fachada do Ministerio da Saúde. Foto Valter Campanato/Agência Brasil.

© Valter Campanato/Agência Brasil

Saúde Rio de Janeiro Saúde registra anomalia congênita em bebê associada ao Oropouche Opas eleva risco de febre do Oropouche nas Américas para alto Ceará investiga morte fetal por suspeita de febre do Oropouche 13/08/2024 – 20:49 Roberto Piza / Liliane Farias Fabiana Sampaio – repórter da Rádio Nacional* Febre Oropouche terça-feira, 13 Agosto, 2024 – 20:49 124:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.