Piloto de parapente que morreu após salto participava de competição


Eduardo Dente, de 56 anos, saltou da Rampa de Jaraguá. Clube encerrou o campeonato e lamentou a morte do piloto. Piloto morre após salto de parapente em Goiás
Reprodução/Redes Sociais
O piloto Eduardo Dente, de 56 anos, que morreu após um salto de parapente, participava de uma competição quando se acidentou, em Jaraguá, na região central do estado. A Goiases Parapente Clube encerrou o campeonato XCerrado.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Em nota, o clube lamentou a morte do piloto e prestou solidariedade à família. Além disso, anunciou o encerramento do campeonato e decretou luto de três dias devido à morte do integrante (íntegra no fim desta reportagem).
LEIA TAMBÉM:
RELEMBRE: Piloto morre após salto de parapente em Goiás
VÍDEO: Piloto morre em queda de paraplano, em Aparecida de Goiânia
Veja quem era o piloto goiano que morreu em queda de avião em São Paulo
O campeonato, que tinha 175 competidores, começou no dia 1º de julho deste ano e terminaria no sábado (27), informou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad).
O g1 entrou em contato com o clube por mensagens na tarde desta sexta-feira (26) para questionar a posição de Eduardo na competição, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Queda
O clube informou ainda que Eduardo saltou por volta de 12h nesta quinta-feira (25), da Rampa de Jaraguá, próxima ao Parque Estadual da Serra (PESJ). O local fica a 1.013 metros de altura e o pouso ocorria em um pasto a 13 km da rampa, no pé do morro.
Segundo a Semad, piloto decolou da rampa, mas tentou abortar o voo logo em seguida e se chocou com força contra o chão. Ele chegou a ser socorrido, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória a caminho do hospital e morreu.
Íntegra da nota da Goiases Parapente Clube
É com profundo pesar e tristeza que informamos o falecimento de Eduardo Dentes. O acidente ocorreu durante sua aproximação para o pouso. Imediatamente, os demais pilotos que testemunharam o incidente acionaram o socorro, e a ambulância chegou rapidamente ao local. No momento do resgate, Edu estava consciente, mas logo em seguida quando colocado na ambulância do SAMU sofreu uma parada cardiorrespiratória. Em razão dessa trágica perda, o Goiáses Parapente anuncia o encerramento do campeonato XCERRADO. Nossos corações estão com a família e amigos de Edu neste momento difícil. Decretamos luto oficial por 3 dias.
Íntegra da nota da Semad
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável recebeu, com profundo pesar, a notícia de que um piloto de parapente faleceu nesta quinta-feira (25) em uma pista de voo contígua à área do Parque Estadual da Serra de Jaraguá (Pesj). Trata-se de um piloto de 56 anos, que tinha experiência na atividade. Ele e outras 174 pessoas participavam de um campeonato que começou no dia 1º de julho e terminaria no sábado. As informações são de que ele decolou, mas tentou abortar o voo logo em seguida e se chocou com força contra o chão, cerca de 15 minutos depois. Os socorristas levaram-no, ainda consciente, para o hospital, mas ele sofreu uma parada cardiorrespiratória no caminho e faleceu. O campeonato do qual o piloto participava foi encerrado e o clube organizador decretou luto. Ele será velado em São Paulo, estado onde morava. A Semad se solidariza com os parapetinstas, amigos e familiares enlutados.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.