Gabinete de Moraes refirma legalidade em investigações de fake news

O gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nessa terça-feira (13/08) que foram oficiais e regulares todos os procedimentos realizados para requisitar informações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os inquéritos que investigam a disseminação de fake news e a atuação de milícias digitais durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A manifestação de Alexandre de Moraes ocorreu após o jornal Folha de São Paulo publicar reportagem que diz que o ministro usou “formas não oficiais” para determinar a produção de informações para investigar aliados de Bolsonaro durante as eleições de 2022, período em que o ministro foi presidente do TSE.

Segundo o gabinete de Moraes, o TSE tem poder de polícia, pode realizar as pesquisas e que não houve irregularidades.

O ministro também esclareceu, por meio do gabinete, que os relatórios apenas descreviam postagens ilícitas nas redes sociais e eram enviadas para investigações da Polícia Federal, além de estarem devidamente documentados nos inquéritos e investigações em curso no STF, com integral participação da Procuradoria-Geral da República (PGR).
 

Brasília (DF) 17/04/2024   Ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entrega o anteprojeto de atualização do Código Civil para o Presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco. (Ministro Alexandre de Moraes do STF, participou da cerimônia).  Foto Lula Marques/ Agência Brasil

© Lula Marques/ Agência Brasil

Justiça Manifestação é resposta a reportagem do jornal Folha de São Paulo Brasília 14/08/2024 – 09:18 Ana Lúcia Caldas / Rilton Pimentel Ana Lúcia Caldas, repórter da Rádio Nacional Alexandre de Moraes stf TSE fake news Jair Bolsonaro quarta-feira, 14 Agosto, 2024 – 09:18 86:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.