Confira atletas brasileiros que se despediram dos Jogos Olímpicos em Paris 2024

A Olimpíada de Paris 2024 se encerrou no último domingo, 11, e desde já começa a preparação para os Jogos de Los Angeles 2028. Para a próxima Olimpíada, já é certo que o torcedor brasileiro não verá algumas figuras conhecidas, que fizeram sua última participação no maior torneio esportivo do mundo, na França.

Com longas histórias no circuito olímpico, atletas brasileiros multicampeões de diferentes modalidades deixaram um grande legado para as próximas gerações. Principalmente por conta da idade avançada, chegou a hora deles passarem o bastão. Conheça quem são os atletas brasileiros que fizeram sua despedida em Paris:

Marta – futebol

Confira atletas brasileiros que se despediram dos Jogos Olímpicos em Paris 2024
Marta encerrou sua carreira na seleção com 3 medalhas de prata em Olimpíadas (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Aos 38 anos, a Rainha Marta, maior jogadora de futebol feminino da história, confirmou que não jogará mais pela seleção brasileira. Em seu último ato vestindo a amarelinha, Marta conquistou sua terceira medalha olímpica, a terceira de prata (Paris 2024, Atenas 2004 e Pequim 2008).

Apesar de não ter conquistado a tão sonhada medalha de ouro, Marta se despede das Olimpíadas com 6 participações, uma das maiores representantes do futebol e da delegação brasileira como um todo.

Thaisa – vôlei

Confira atletas brasileiros que se despediram dos Jogos Olímpicos em Paris 2024
Thaisa se despede das Olimpíadas com três medalhas olímpicas (Foto: Miriam Jeske/COB)

Jogadora histórica do vôlei brasileiro, Thaisa disputou sua última Olimpíada em Paris 2024. A central de 1,93m anunciou sua aposentadoria da seleção após a conquista do bronze na França. “Acabou”, declarou a jogadora de 37 anos em entrevista ao repórter Guilherme Pereira, do grupo Globo.

Com o bronze em Paris, Thaisa termina sua história olímpica com 3 medalhas. A jogadora conquistou o ouro em Pequim 2008 e Londres 2012.

Marcelinho Huertas – basquete

Confira atletas brasileiros que se despediram dos Jogos Olímpicos em Paris 2024
Huertas se despediu da seleção brasileira em Paris (Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein)

Um dos grandes nomes do basquete brasileiro nas últimas décadas, Huertas fez história ao representar a seleção em Paris com 41 anos. Presente em convocações para a seleção desde 2005, o armador participou de três Olimpíadas (Londres 2012, Rio 2016 e Paris 2024).

Com uma carreira dedicada à seleção, Huertas teve uma despedida digna. Depois de ficar fora dos Jogos de Tóquio 2020, o Brasil pôde participar do torneio na França e se classificou para as quartas de final. Para azar do brasileiro e do time, o confronto decisivo, que marcou a despedida de Huertas, foi contra os Estados Unidos, que mais tarde no torneio se sagrariam campeões.

Rafael Silva – judô

Confira atletas brasileiros que se despediram dos Jogos Olímpicos em Paris 2024
Rafael Silva termina sua carreira olímpica com três pódios (Foto: REUTERS/Arlette Bashizi)

Rafael Silva, o “Baby”, é certamente um dos maiores judocas brasileiros. Multicampeão, o atleta conquistou 3 bronzes olímpicos, dois no individual (Londres 2012 e Rio 2016) e um por equipes (Paris 2024).

Nos Jogos de Paris, que marcaram sua despedida, Baby acabou sendo eliminado na primeira rodada da categoria +100kg. Entretanto, o gigante de 2,03m alcançou o pódio por equipes, se tornando o judoca mais velho (37) a subir no pódio em uma Olimpíada.

Mayra Aguiar – judô 

Confira atletas brasileiros que se despediram dos Jogos Olímpicos em Paris 2024
Mayra Aguiar mostra medalha de bronze conquistada no judô na Olimpíada de Tóquio (Foto: REUTERS/Sergio Perez)

Os Jogos de Paris 2024 não foram fáceis para a multicampeã Mayra Aguiar. Primeira mulher brasileira a conquistar 3 medalhas olímpicas (bronze em Londres 2012, Rio 2016 e Pequim 2008), a judoca não conseguiu avançar para a segunda fase da competição e se despediu aos prantos do torneio. Aos 33 anos, deve ter feito sua despedida em Olimpíadas.

Bia Ferreira – boxe

Confira atletas brasileiros que se despediram dos Jogos Olímpicos em Paris 2024
Bia Ferreira conquistou o bronze em Paris e a prata em Tóquio (Foto: REUTERS/Piroschka Van De Wouw)

Medalhista de prata em Tóquio 2020, Bia Ferreira voltou para o circuito olímpico em busca do sonhado ouro. Infelizmente a brasileira acabou encontrando nas semifinais sua algoz no Japão, a irlandesa Kellie Harrington. Com a derrota na semifinal, Bia voltou ao pódio, mas terminou sua participação com a medalha de bronze.

Agora, Bia Ferreira focará exclusivamente no boxe profissional e não deve mais representar o Brasil em Olimpíadas. Apesar disso, a brasileira já deixou sua marca, sendo a única representante brasileira na modalidade a conquistar duas medalhas olímpicas.

Lucão, Leal e Bruninho – vôlei

Confira atletas brasileiros que se despediram dos Jogos Olímpicos em Paris 2024
Bruninho tem três medalhas olímpicas, um ouro e duas pratas (Foto: REUTERS/Annegret Hilse)

Titulares na campanha decepcionante da seleção brasileira de vôlei masculina em Paris, Lucão, Leal e Bruninho devem ter feito sua últimas participações em Jogos Olímpicos. Após a eliminação nas quartas de final do torneio, Lucão (38 anos) e Leal (35) confirmaram que seus ciclos se encerraram.

Já o levantador Bruninho (38), detentor de 3 medalhas olímpicas, prata em Pequim 2008 e Londres 2012, além do ouro na Rio 2016, não cravou sua aposentadoria da seleção, mas indiciou que essa deve ter sido sua última participação olímpica.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.