Astro Bot: aventura colorida mostra que o robozinho da Sony veio para ficar

O carismático robozinho Astro veio pra ficar. Pelo menos essa foi a minha impressão ao jogar a demo de Astro Bot, próximo exclusivo do PlayStation 5, que tem lançamento marcado para 6 de setembro.

A sequência de Astro’s Playroom, título de lançamento do console, não só expande os conceitos apresentados no primeiro jogo, como eleva todas as suas melhores características.

Primeiras impressões 

Durante a minha sessão, que durou aproximadamente uma hora, conheci mundos coloridos, cheios de personalidade e segredos a desvendar.

Os desenvolvedores da Team Asobi deram adeus ao foco no ‘mundo PlayStation’ do primeiro jogo e imprimiram sua própria identidade nas fases, que variaram entre campos montanhosos, construções no céu e plataformas espaciais com uma pitada psicodélica.

Minha demo oferecia 6 delas, acessadas por um overworld que funcionou muito bem, com um pequeno trecho da galáxia onde o jogador pode explorar e verificar o nível de dificuldade e os colecionáveis disponíveis antes de entrar no estágio.

Coletar moedas e encontrar peças de quebra-cabeça escondidas ainda são parte da essência das missões, mas agora o jogador também precisa encontrar diversos robôs escondidos pela fase.

Sofri para encontrar alguns deles, mas a sensação de ‘platinar’ uma fase se tornou ainda mais prazerosa nessa sequência.

Jogabilidade

Como não é segredo, o primeiro jogo da série era também uma demonstração das funcionalidades do controle Dualsense 5. 

Touchpad, gatilhos adaptáveis, microfone: tudo foi incorporado para exemplificar as diferentes maneiras de utilizar o controle.

Em Astro Bot, a Team Asobi soube selecionar o que já funcionava e descartar o que era apenas uma demonstração do Dualsense. 

O destaque aqui são os upgrades: seja uma ‘luva de sapos’ que te permite desferir socos poderosos ou um ‘cachorro jetpack’ que te propulsiona em qualquer direção, as habilidades adquiridas ao longo da fase dão uma outra dimensão à jogabilidade.

Ao contrário de Astro’s Playroom, que oferecia poderes diferentes para atravessar um determinado ponto de uma fase, Astro Bot permite que você obtenha a habilidade e retorne a um ponto anterior do estágio para explorar de novas maneiras.

Quem conhece o jogo anterior não vai demorar para se familiarizar, mas os controles são intuitivos até mesmo para quem vai ter a experiência pela primeira vez.

Arte/Gráficos

Ao deixar de ser uma nostálgica (e gostosa) homenagem ao universo do PlayStation, Astro Bot ganhou vida e identidade própria. A criatividade dos cenários e o uso das cores realmente é uma das diferenças notáveis em relação ao primeiro jogo.

Não que Astro’s Playroom não fosse colorido, mas a liberdade de poder criar seu próprio universo fez bem aos desenvolvedores da Team Asobi e acentuou ainda mais essas características.

Tudo parece expandido: dos efeitos às partículas, dos assets à iluminação geral do mapa, e esse avanço foi realmente aparente durante uma das missões que me fez enfrentar um chefe gigante que ocupava 70% da tela, com direito a transição de cenário durante a luta.

Veredito

Um acerto e tanto, pelo menos até agora. A demo de Astro Bot deu um gostinho do que pode ser uma experiência incrível para os fãs de jogos de plataforma. 

Juntar o poder do PS5 e do Dualsense com uma nova direção criativa pode ter sido uma cartada de ouro para estabelecer a franquia Astro nos consoles da marca.

Se esse destino vai se concretizar? Apenas o tempo e muitas horas procurando robôs perdidos poderão dizer.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.