Gil Rugai solto: veja quem são os ‘famosos’ que permanecem no presídio de Tremembé

O ex-seminarista Gil Rugai deixou nesta quarta-feira, 14, a Penitenciária Doutor José Augusto Salgado (SP), conhecida como a P2 de Tremembé ou “Presídio dos Famosos”, por abrigar condenados de casos com grande repercussão. O homem progrediu ao regime aberto e usará tornozeleira eletrônica, além de cumprir outras medidas cautelares.

Gil Rugai foi condenado a 33 anos de reclusão após matar a tiros o próprio pai, Luiz Carlos Rugai, e a madrasta, Alessandra de Fátima Troitiño, em 2004. Apesar de o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) ter sido contrário à progressão do regime do encarcerado, a juíza Sueli Zeraik autorizou o processo após análise de exames psicológicos e relatórios de bom comportamento. O homem já estava no semiaberto desde 2021.

+ Thiago Brennand é transferido para o ‘presídio dos famosos’ em Tremembé

+ Bar de motorista de Porsche que matou motociclista sofre tentativa de incêndio criminoso

A P2 de Tremembé fica localizada a cerca de 150 quilômetros da capital paulista e, apesar de perder Rugai como “hóspede”, ainda abriga inúmeros presidiários de casos que tomaram grande repercussão, como Robinho, Ronnie Lessa e Cristian Cravinhos.

A penitenciária foi inaugurada em 1955 e fica a apenas dez quilômetros do centro da cidade de Tremembé (SP). A estrutura ocupa uma área de 8,4 mil metros quadrados e abriga presos dos regimes fechado e semiaberto. De acordo com a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo), o presídio tem capacidade para 348 detentos e detém 292 encarcerados.

Em 2019, foi especulada a possibilidade de transferência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da Superintendência de Curitiba, onde estava detido, para a P2 de Tremembé. Entretanto, o STF formou maioria para manter o atual presidente no Paraná.

Confira os presos que ainda estão em Tremembé:

Thiago Brennand

O empresário Thiago Brennand foi transferido para a P2 de Tremembé na manhã do dia 26 de junho de 2024. O homem que estava preso desde abril de 2023, quando foi extraditado dos EAU (Emirados Árabes Unidos), acumula três condenações relacionadas a violência contra a mulher.

O empresário foi condenado duas vezes por estupro e sofreu uma outra sentença por violência contra a mulher. Na primeira, o juiz Israel Salu, de Porto Feliz, impôs pena de 10 anos e seis meses de prisão ao empresário pelo crime sexual cometido contra uma ex-namorada americana.

Além disso, Brennand foi condenado a um ano e oito meses pela agressão contra a modelo Alliny Helena Gomes, em agosto de 2022, dentro de uma academia de luxo em São Paulo.

Nesse nova condenação do empresário, a vítima informou que foi obrigada a ter relações sexuais com ele sem o uso de preservativo, no dia 31 de março de 2022. Ainda de acordo com ela, Brennand a contratou para realizar o serviço de massagem. A mulher acreditou que seria na residência dele na capital paulista, porém Thiago pediu para que ela fosse à sua casa no interior.

Então a vítima resolveu ir na companhia de uma amiga. Quando chegou ao local, o empresário mostrou a sua coleção de armas e, na sequência, a levou para um quarto. Nesse momento, de acordo com ela, Brennand pediu para fazer sexo sem camisinha, o que a mulher recusou. Na sequência, foi abusada por ele.

Ronnie Lessa

Ronnie Lessa foi transferido para a P2 de Tremembé em junho deste ano, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele estava encarcerado na Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

O condenado é réu confesso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, que ocorreu em março de 2018 no Rio de Janeiro.

Fernando Sastre – Motorista do Porsche

O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, conhecido como “Motorista do Porsche”, envolveu-se no acidente que vitimou o motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana na Avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé, zona leste da capital paulista, durante o Domingo de Páscoa, dia 31 de março.

Fernando Sastre conduzia um Porsche a 156 km/h e colidiu com a traseira de um Sandero. O limite para a via era de 50 km/h.

Os policiais que atenderam a ocorrência permitiram que o empresário deixasse o local com ajuda da mãe, que disse que iria levar o filho ao hospital. Quando os agentes foram até ao hospital para fazer o teste do bafômetro e colher sua versão do acidente, não encontraram nenhum dos dois.

Segundo sindicância da Polícia Militar, os agentes erraram ao não fazer o teste do bafômetro em Andrade Filho logo após o acidente.

O condutor do carro de luxo, porém, se apresentou no 30.º Distrito Policial do Tatuapé, zona leste da capital, quase 40 horas depois da ocorrência, no dia 1° de abril – mesmo dia em que Viana foi enterrado em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Robinho

O ex-jogador de futebol Robinho foi preso acusado de participar de um estupro coletivo em Milão, na Itália, em 2013, e condenado a nove anos de prisão que serão cumpridos no Brasil.

Em Tremembé, o ex-atleta passou a participar de cursos de informática e grupos de leitura em uma tentativa de reduzir sua pena.

Cristian Cravinhos

Suzane Von Richthofen tinha pouco mais de 18 anos quando cometeu o crime com a ajuda do então namorado, Daniel Cravinhos, e o irmão dele, Cristian. Os dois rapazes subiram até o segundo andar da residência da família de Suzane e mataram Manfred e Marísia com marretadas na cabeça enquanto o casal dormia.

Após serem sentenciados, Daniel recebeu a mesma pena que Suzane. Já Cristian foi sentenciado a 38 anos e 6 meses de detenção.

Lindemberg Alves

Lindemberg Alves recebeu uma pena de 98 anos e dez meses pelo assassinato da ex-namorada Eloá Cristina, que ocorreu em 2008. Na ocasião, o homem invadiu a residência onde a jovem vivia, em Santo André, na região metropolitana de São Paulo, e a fez de refém.

As negociações entre Lindemberg e as autoridades duraram cerca de 100 horas, terminando com o indivíduo baleando Eloá na cabeça, após as forças de segurança invadirem o apartamento em que ele a mantinha em cárcere.

*Com informações da Agência Brasil e do Estadão

Adicionar aos favoritos o Link permanente.