Agência Nacional de Águas libera água do Rio Tocantins para consumo

Baixar


A água do Rio Tocantins, na região onde caiu a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre o Maranhão e o Tocantins, está liberada para o consumo.  A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitiu um parecer técnico de que não há risco de contaminação. 

Em conjunto com outros órgãos de saúde e meio ambiente do Maranhão e do Tocantins, a ANA informou que os testes vão continuar sendo realizados.

O cuidado é motivado por dois caminhões que caíram da ponte e carregavam cargas de agrotóxicos e ácido sulfúrico.

Com a liberação do consumo, a captação da água para abastecimento de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão e de outros municípios, está sendo retomada de forma gradual, como informou a Companhia de Abastecimento de Águas do Maranhão.

Já o Governo do Tocantins ainda não informou se também liberou o consumo para os municípios.

Desaparecidos

E a busca por 12 desaparecidos continua. Por enquanto, quatro mortes foram confirmadas.

A Polícia Federal (PF) segue as investigações para apurar as responsabilidades relacionadas à queda da ponte.

Para reforçar os trabalhos, uma equipe composta por cinco peritos do Instituto Nacional de Criminalística já se encontra na Delegacia de Polícia Federal em Imperatriz, no Maranhão.

 

Brasília (DF) 22/12/2024 - Desabamento da ponte em rodovia federal que liga Aguiarnópolis a Estreito e determina força-tarefa para o local.
Foto: Bombeiros Militar/Governo do Tocantins

© Bombeiros Militar/Governo do Tocantins

Geral Análise foi feita porque cargas tóxicas caíram junto com a ponte JK São Luís 25/12/2024 – 11:19 Nádia Faggiani/Sumaia Villela Madson Euler – repórter da Rádio Nacional ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira Ponte JK Tocantins Maranhão Rio Tocantins quarta-feira, 25 Dezembro, 2024 – 11:19 1:23

Adicionar aos favoritos o Link permanente.