Governador do Pará pede maior mobilização dos EUA para financiamento da preservação da Amazônia

O presidente do Consórcio Amazônia Legal (CAL) e governador do Pará, Helder Barbalho, pleiteou, durante reunião neste sábado (27), a importância de mecanismos internacionais financiarem iniciativas para a preservação da Amazônia.

A manifestação pela mobilização, com destaque para os Estados Unidos, aconteceu junto à secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e ao presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn.

“Peço que os Estados Unidos assumam a responsabilidade de liderar os financiamentos necessários e as modelagens no âmbito internacional para permitir o combate às mudanças climáticas, a transição energética, a prioridade de um mundo com emissões zero”, requisitou o governador.

Em resposta, Yellen afirmou que os Estados Unidos estão avançando no processo de aproximação com o governo federal. Ela apontou que o país dialoga com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para estudar iniciativas voltadas principalmente ao crédito de carbono.

Redução do desmatamento

Ainda durante a reunião, Barbalho destacou que o Pará caminha para a redução de cerca de 40% dos alertas de desmatamento entre agosto de 2023 e julho de 2024.

O período corresponde ao ano Prodes, que é um sistema de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O governador afirmou também que as projeções indicam que a queda na taxa anual de desmatamento deve atingir patamar superior ao registrado em 2023.

A reunião foi parte da a agenda de encontros, neste sábado, do governador com a secretária Janet Yellen e o presidente do BID, Ilan Goldfajn. Os compromissos compõem o Programa Amazônia promovido pelo BID.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governador do Pará pede maior mobilização dos EUA para financiamento da preservação da Amazônia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.