Sepse pulmonar após câncer de próstata: entenda causa da morte de Ney Latorraca

Morreu nesta quinta-feira, 26, o ator Ney Latorraca. Ele tinha 80 anos e era acometido por um câncer de próstata diagnosticado em 2019. A causa do óbito foi sepse pulmonar em decorrência do agravamento da doença.

+ Famosos lamentam morte do ator Ney Latorraca
+ Sem filhos, Ney Latorraca deixou testamento pronto; saiba quem fica com a herança

Em entrevista ao site IstoÉ Gente, David Uip, diretor nacional de infectologia da Rede D’Or, explica os eventos que podem ter levado à morte do ator.

Segundo o especialista, a sepse é uma infecção sistêmica que pode ter origem em qualquer órgão. “A bactéria cai no sangue e causa alterações na pressão, no pulso, na frequência respiratória”, explica.

Relação entre câncer de próstata e sepse pulmonar

David relata que o processo infeccioso se torna mais grave quando acomete pacientes imunodeprimidos, como Ney Latorraca. “Imunodeprimido é aquele que tem o sistema de defesa alterado, que pode ser por diversas formas, inclusive por tratamento de um câncer que está evoluindo”, diz. “Uma sepse no paciente com câncer é mais grave.”

Conforme explica o médico, o câncer de próstata pode causar imunodepressão, e a doença também pode ocasionar metástase “à distância”. Vale lembrar que o ator já havia retirado a próstata em 2019, mas, em 2024, voltou a ser diagnosticado com câncer em metástase.

“Quando a sepse não vai bem, ela caminha para o choque séptico. Daí, é preciso terapia intensiva e drogas mais ativas; é um caso extremamente grave, com alta chance de mortalidade. O choque séptico também pode não responder aos medicamentos, evoluindo para deficiência de múltiplos órgãos e sistemas. Toda vez que isso ocorre, existe uma chance de óbito muito grande. Então trata-se de um quadro grave, principalmente no imunodeprimido”, conclui David.

Ney Latorraca deixou o marido, o ator Edi Botelho, com quem era casado desde 1995. O casal não teve filhos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.