Conheça os diretores que assumirão BC ao lado de Galípolo em janeiro

Ao lado de Gabriel Galípolo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou três novos nomes para integrar a diretoria do Banco Central (BC) a partir de janeiro. Nesta segunda-feira (30), estava prevista a assinatura dos termos de posse para a presidência e diretorias da instituição pelos indicados.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, no início do mês, Nilton David, chefe de operações de tesouraria do banco Bradesco, para a diretoria de Política Monetária, e os servidores de carreira Gilneu Vivan e Izabela Correa para as diretorias de Regulação e Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, respectivamente.

Na audiência, os três indicados defenderam o compromisso do BC de levar a evolução dos preços no país ao centro da meta de inflação, estipulada em 3% neste e nos próximos anos.

David ocupará a posição de Galípolo e Vivan e Correa substituirão Otavio Damaso e Carolina Barros, respectivamente, também servidores de carreira do banco.

Os diretores Ailton de Aquino (Fiscalização), Paulo Picchetti (Assuntos Internacionais) e Rodrigo Teixeira (Administração), que assumiram em janeiro deste ano, foram os outros escolhidos por Lula.

Os diretores Diogo Guillen (Política Econômica) e Renato Gomes (Organização do Sistema Financeiro e Resolução), indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, seguem em seus cargos.

Com a aprovação da autonomia do BC, sancionada em 2021, os diretores do banco passaram a ter mandatos fixos, não coincidentes com o mandato do presidente da República.

Nilton David

David é graduado em Engenharia de Produção pela USP e está no Bradesco desde 2019. Antes disso atuou em outras instituições, incluindo Morgan Stanley e Citi.

Gilneu Vivan

Mestre e bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Vivan é servidor do BC desde 1994 e atualmente chefia o Departamento de Regulação do Sistema Financeiro.

Izabela Correa

Correa é servidora do BC desde 2006 e atual secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União.

Graduada em administração pública, ela foi pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Oxford e tem doutorado em Governo pela London School of Economics and Political Science.

Brasileiros estão otimistas em relação a emprego e renda em 2025, afirma Febraban

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça os diretores que assumirão BC ao lado de Galípolo em janeiro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.