Policiais são denunciados por corrupção em caso de rifas nas redes sociais em SP

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) denunciou, na última quinta-feira (26), um investigador e um delegado da Polícia Civil de São Paulo por corrupção passiva. A denúncia acontece depois que policiais suspeitos de cobrar propina de influenciadores foram alvos de operação, no último dia 12 de dezembro.

Na denúncia oferecida pelo MPSP, os agentes teriam solicitado, em fevereiro deste ano, vantagem indevida ao proprietário de uma produtora de artistas do funk para arquivar investigações sobre rifas ilegais. As investigações foram conduzidas no 6º Distrito Policial de Santo André.

A denúncia é resultado da Operação Latus Actio II, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Polícia Federal e Corregedoria da Polícia Civil.

De acordo com o MPSP, artistas e influenciadores promoviam as rifas em suas redes sociais, principalmente no Instagram. As rifas, consideradas jogos de azar ilegais, são proibidas pelo Ministério da Fazenda. Temendo o bloqueio de seus perfis e prejuízos financeiros, os artistas concordaram em pagar propina aos policiais.

O MPSP também solicitou ao Juizado Especial Criminal que os três MCs envolvidos respondam por contravenção penal.

MC Paiva é um dos alvos de operação contra suborno a policiais

Um dos alvos da operação contra corrupção policial com influenciadores é o funkeiro MC Paiva, conforme apuração da CNN.

Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na casa do artista. Diversos colares, relógios e joias foram apreendidos. Veja uma imagem abaixo das apreensões.


Colares apreendidos pela PF
• PFSP

MC Paiva possui quase 9 milhões em suas redes sociais e ostenta uma vida de luxo com carros, joias, dinheiro e viagens.

Ele é suspeito de estar envolvido em um esquema em que policiais civis de SP teriam solicitado valores a produtores, empresários e cantores para não avançarem em inquéritos de contravenção penal por exploração de jogos de azar.

** Com informações de Rafael Saldanha

Este conteúdo foi originalmente publicado em Policiais são denunciados por corrupção em caso de rifas nas redes sociais em SP no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.