Atingidos por enchentes do RS podem requerer Auxílio Reconstrução

Baixar


Dez mil famílias que ficaram em abrigos públicos durante as enchentes no Rio Grande do Sul vão receber o Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5 mil. O benefício vai ser pago depois do dia 3 de fevereiro, já que este é o prazo final para que as prefeituras preencham os dados de todos os integrantes da família, além dos endereços dos abrigos.

As vítimas beneficiadas podem usar o Auxílio Reconstrução na compra de móveis, eletrodomésticos e utensílios perdidos nas enchentes. O dinheiro também pode ser utilizado em pequenas reformas de residências parcialmente destruídas pelo desastre. Portanto, cada família pode utilizar o benefício da forma que achar melhor.

Para verificar se os dados da família foram enviados pela prefeitura, é preciso acessar o sistema do Auxílio Reconstrução com a senha do Gov.br. A pessoa designada como responsável familiar é quem vai receber o benefício. Ela deve ser preferencialmente do sexo feminino e ter idade mínima de dezesseis anos.

O programa contempla 444 municípios do Rio Grande do Sul que tiveram situação de emergência ou de calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal até o dia 7 de junho de 2024. Desde a criação do Auxílio Reconstrução até o mês de junho, mais de 400 mil cadastros já foram aprovados.

Podem receber o benefício as famílias desalojadas ou desabrigadas que moram em áreas inundadas ou danificadas por enxurradas ou deslizamentos, por causa dos eventos climáticos nos municípios que tiveram a situação de emergência ou o estado de calamidade pública.

Muçum (RS), 22/06/2024 - Edifício destruído após enchente que atingiu toda a região. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

© Bruno Peres/Agência Brasil

Geral Rio de Janeiro 01/01/2025 – 13:54 Daniel Ito / Edgard Matsuki Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional Auxílio Reconstrução Rio Grande do Sul quarta-feira, 1 Janeiro, 2025 – 13:54 1:57

Adicionar aos favoritos o Link permanente.