Após posse, prefeito de Rio Preto elenca prioridades para os primeiros 100 dias de governo


Empossado na quarta-feira (1º), Fábio Candido (PL) concedeu entrevista no estúdio da TV TEM para falar sobre os desafios e projetos para sua gestão. Coronel Fábio Candido ao lado do vice-prefeito Fábio Marcondes tomam posse em Rio Preto (SP)
Marina Lacerda/TV TEM
O prefeito eleito em São José do Rio Preto (SP), Coronel Fábio Candido (PL), que foi empossado na quarta-feira (1º) disse que a prioridade do governo nos primeiros 100 dias será a saúde pública. O prefeito foi entrevistado pela TV TEM nesta quinta-feira (2).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Durante a entrevista feita no estúdio da TV TEM, Cândido falou sobre o período de transição do governo, sobre a saúde pública e as ações para combater a dengue, projetos sociais e também a educação.
“Nós tivemos acesso de parte dos dados para termos um raio-x completo das áreas da prefeitura, e o problema principal é o de saúde pública” disse.
Confira, tema a tema, o que foi dito pelo atual prefeito:
Dengue
Enfrentando uma epidemia de dengue, Candido afirmou que fará uma “grande limpeza na cidade” para ajudar a combater o cenário. Em dezembro, os números de atendimentos de suspeita de dengue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em São José do Rio Preto (SP) passaram dos 150 por dia.
“Uma reunião já foi feita com os secretários das pastas envolvidas para realizar uma grande limpeza na cidade em locais de focos do mosquito, e algumas dessas medidas já poderiam ter sido tomadas pelo governo anterior”, relata.
Coronel Fábio Cândido (PL), prefeito de São José do Rio Preto (SP), e o vice-prefeito Fábio Marcondes (PL)
Arquivo Pessoal
Projetos sociais
Em novembro de 2024, um estudo do Censo da População em Situação de Rua apontou que 756 pessoas vivem em situação de rua no município, e que a maioria é composta por homens negros (85,1%) ou pardos (63,8), com idades entre 30 e 49 anos (63,5%), e baixo nível de escolaridade.
A respeito dos projetos sociais voltados para essa população, Candido disse que o problema “já vem da gestão anterior” e afirmou que também vai priorizar o caso nos primeiros 100 dias de governo.
“Um plano inicial já feito com o secretário da Assistência Social […] a ideia é que nesses primeiros 100 dias, o número da população de rua diminua e, ao longo do governo, a protagonista para resolver isso será a prefeitura.”
Prefeito eleito, Coronel Fábio Candido, faz a posse de secretários em Rio Preto (SP)
Marina Lacerda/TV TEM
Educação
Sobre a educação, Fábio Candido falou sobre os problemas com as creches, onde, atualmente, 2.096 crianças estão sem vagas.
“A ideia é tomarmos medidas emergenciais para que toda a população de Rio Preto seja atendida. Vamos trabalhar nesse primeiro momento com parcerias até que seja possível criar novas unidades”, explica.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.