BBB: quais perguntas são feitas na seleção dos participantes?

Mais um elenco do Big Brother Brasil está prestes a ser revelado ao público e, pela primeira vez na história, o processo seletivo foi realizado em duplas. Ser um brother ou sister é o sonho de muitos brasileiros, mas uma série de etapas são necessárias para chegar até as telinhas da TV Globo. Em entrevista à CNN, o ex-BBB Michel Nogueira, que participou da edição de 2024, revelou em detalhes como é a seletiva.

“O processo seletivo começa logo no último episódio da temporada anterior quando o Tadeu [Schmidt] anuncia que as inscrições estão abertas. Ali você responde um questionário com 90 perguntas e conta tudo o que você puder imaginar da sua vida, desde a infância até o momento atual. Como você lida com as coisas, qual foi o seu maior desafio, momento mais feliz, o mais triste”, listou.

“Nessa etapa, você também inclui um vídeo de cinco minutos se apresentando. Nada muito trabalhado, eles realmente querem ouvir de você. Não adianta enviar um vídeo montadinho com cortes porque eles querem a sua essência. E não adianta mentir, quem mentiu está fora”, alertou o ex-BBB.

Ele conta que essa etapa aconteceu em abril e a próxima devolutiva chegou apenas no final de agosto. Então, começa uma série de processos até que o participante seja selecionado. “Marcaram uma entrevista virtual e, depois, uma presencial aqui em Belo Horizonte. A próxima etapa foi o exame médico no Rio de Janeiro em novembro, e a cadeira elétrica, que aconteceu duas vezes no último ano”.

“A cadeira elétrica é uma das etapas mais temidas porque você fica de frente com Boninho e todos os produtores, os chefões, mesmo. Você fica em uma cadeirinha e eles em uma meia-lua te escutando. Parece que são as mesmas perguntas em formatos diferentes, mas serve para saberem se você está mentindo. Eles te atacam a todo momento para conhecer como você reage”, contou. Com Boninho fora do BBB25, Rodrigo Dourado assumiu a direção de gênero do programa.

O próximo passo foi gravar as vinhetas que poderiam ser exibidas durante o programa, caso ele fosse selecionado. “Fomos para um estúdio para gravar a vinheta e eles fizeram o meu perfil. Fiquei muito nervoso, não sei se foi a câmera, mas travei. Dizia que, se eu não entrasse, seria por conta dessa etapa”.

A última fase aconteceu quando a produção do programa foi buscá-lo em casa, ainda sem informar que ele era oficialmente um brother. “Achava que era mais uma etapa. Disseram ‘Michel, sua mala está aqui e você está confinado. A partir de agora, não pode mais usar o celular’”, lembrou o mineiro.

“Não comentei nem com a minha mãe [que estava fazendo o processo], só fui contar no dia que vieram me buscar. Dá muito medo porque, se vazar, você está fora. Só quem sabia era o Renato, meu namorado, e o Guilherme, meu melhor amigo que foi meu ADM das redes sociais”, completou.

O professor foi um dos participantes que entrou no BBB24 pelo Puxadinho. “Um dia antes de entrar, disseram que ainda teria uma dinâmica. No quarto de hotel, tinha uma folha A3 e caneta. Pensei em tudo o que poderiam querer saber de mim e fiz um mapa mental com o meu nome e várias informações, quem eu sou, o que eu estava fazendo ali, qual era o meu objetivo, meus defeitos, minhas qualidades, quem eu amo. No fim, isso foi necessário”.

“Quando entrei no aquário, vi aqueles homens fortes e gostosões ao meu lado e pensei que não entraria. Mas, virei a chave e coloquei na cabeça que aquilo me pertencia”, lembrou ele, que foi escolhido pelo público assim como Giovanna Lima, Isabelle Nogueira, Raquele, Thalyta, Juninho, Lucas Buda e o campeão Davi Brito.


Dinâmica no BBB24
Michel, Caio, Plínio, Lucas Henrique, Jorge Matheus e Juninho competiram por vagas no Puxadinho do BBB24 • Reprodução/Globo

Preparação é fundamental

“Nunca escutei a frase durante o processo: ‘Michel, você está dentro do Big Brother’. Nunca escutei essa frase. Então, o tempo inteiro ficamos naquela ansiedade. Uma dica é que, se você ver que está dando certo, se prepare”.

“Eu não me preparei para o programa e, se tivesse feito isso, seria outro. Teria feito uma identidade visual, fechado com uma equipe, criado um personagem mais forte. Ainda verdadeiro, como quem eu sou, mas um pouco mais preparado. Acho que faltou isso para mim”, avaliou Michel.

Ele também fez um alerta para a saúde mental dos participantes, tema muito discutido na última edição. “Converse com um psicólogo. É muita pressão, a emoção aflora e a cabeça não fica boa. Por isso, já entre com a terapia pós-BBB agendada. É uma mudança de vida muito brusca, você entra anônimo e sai com paparazzo na porta do seu hotel te esperando”, contou.

O ex-BBB ainda especulou o que pode acontecer nos bastidores da seleção. “Tenho para mim que tinham vários ‘Michéis’, professores gordinhos etc. Creio que eles têm alguns perfis que querem dentro da casa e, se você se destacar dentro do seu perfil, é selecionado. Mas isso é achismo, eles nunca me falaram nada”, opinou.

Michel se inscreveu 11 vezes para entrar no programa e, antes de ser selecionado para o BBB24, avançou até a a segunda etapa do processo do BBB18. “Fiz todas as entrevistas no hotel em Belo Horizonte, algumas dinâmicas individuais e em grupo que não posso entrar em detalhes. Achava que estava perto, mas mal sabia o tanto de dinâmicas que tinha depois”, disse.

BBB25

Um pouco diferente dos formatos anteriores, as inscrições para o BBB25 foram feitas em duplas. “É fundamental que sejam duas pessoas fortemente conectadas por um laço. Uma dupla de melhores amigos, tia e sobrinho, mãe e filha, um casal, irmãos, primos, avó e neto”, explicou uma nota do programa.

A divisão entre Pipocas, participantes anônimos, e Camarotes, personalidades já conhecidas do público, foi mantida, assim como outros detalhes das últimas edições. Apesar de nenhum nome confirmado, as especulações de duplas famosas já começaram. A 25ª edição do reality show terá início no dia 13 de janeiro, com duração de 100 dias.

Saiba como fica o BBB 25 após saída do Boninho

Este conteúdo foi originalmente publicado em BBB: quais perguntas são feitas na seleção dos participantes? no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.