Além de Kamala, apenas três vices dos EUA certificaram a própria derrota

A vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris foi quem anunciou a vitória de seu adversário nas eleições de 2024, o presidente eleito Donald Trump, na votação do Colégio Eleitoral.

É relativamente raro que um vice-presidente em exercício receba a nomeação de seu partido – e que depois percam a eleição e tenham que supervisionar a cerimônia de certificação dos votos, validando a própria derrota.

Harris vivenciou uma das experiências mais duras na política americana, mas também uma das funções mais importantes na transição pacífica de poder. Três outros vice-presidentes estiveram na mesma situação, todos em circunstâncias extremamente conversas. Um quarto vice faltou à cerimônia.

Em 1861, o vice-presidente John Breckinridge, que perdeu as eleições de 1860, conduziu a contagem dos votos do Colégio Eleitoral que tornaram Abraham Lincoln presidente, em uma época na qual os estados do sul dos EUA preferiram se separar do país a aceitar a vitória de Lincoln.

Um século depois, o evento se repetiu. Após perder a eleição de 1960 por uma margem apertada, o então vice-presidente Richard Nixon supervisionou a contagem dos votos que levaram John F. Kennedy à presidência.

Oito anos depois, Nixon voltou para uma nova contagem – dessa vez como presidente eleito, após derrotar o então vice-presidente Hubert Humphrey. Alegando a necessidade de ir a um funeral, no entanto, Humphrey faltou à cerimônia, realizada em 1969.

A última vez antes desta segunda-feira (6) em que essa situação havia ocorrido foi em 2000, quando o vice-presidente Al Gore venceu a votação popular mas perdeu a eleição após uma decisão controversa da Suprema Corte. Apesar da polêmica, ele compareceu à certificação da vitória de George W. Bush, em 2001.

Quatro anos atrás, o então vice-presidente Mike Pence supervisionou a contagem dos votos que confirmaram sua derrota na busca pela reeleição à vice-presidência, o que é um pouco diferente dos casos citados. Pence, no entanto, se recusou a acatar a demanda de Trump para que rejeitasse os votos eleitorais em estados-chave nos quais o republicano perdeu para Joe Biden.

Trump venceu nesses estados em sua campanha contra Harris em 2024. O Congresso esclareceu, após o episódio da pressão de Trump sobre Pence, que o papel do vice-presidente no processo é estritamente cerimonial.

O que é o Colégio Eleitoral das eleições dos EUA?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Além de Kamala, apenas três vices dos EUA certificaram a própria derrota no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.