CNU: Candidatos desclassificados na fase de heteroidentificação terão nova chance

Candidatos negros que participaram do Concurso Nacional Unificado (CNU) e foram desclassificados por não atender à etapa de heteroidentificação terão uma nova chance no próximo sábado (11) e domingo (12). Para verificar o dia, horário e local da nova avaliação, os interessados devem acessar a seção “Área do candidato” no site da Fundação Cesgranrio. A etapa de heteroidentificação é crucial para assegurar que os candidatos que se autodeclaram pretos ou pardos realmente apresentem características físicas que correspondam a essas identidades. Essa medida visa garantir que as vagas reservadas sejam ocupadas por pessoas negras.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Cesgranrio acataram a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para reabrir o processo para 4.048 candidatos que não compareceram à avaliação em novembro de 2024. O MPF observou que a ausência de muitos candidatos se deu em grande parte pela confusão gerada nas instruções que foram divulgadas. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) recebeu diversas queixas sobre a falta de clareza nas orientações referentes à convocação.

Em resposta, o MGI lançou um edital para informar sobre a reabertura do processo e se comunicou com os convocados por meio da área do candidato e outros canais. O Concurso Nacional Unificado registrou um total de 2.114.145 inscrições, com 6.640 vagas disponíveis. O resultado final do certame está previsto para ser divulgado no dia 11 de fevereiro.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

Adicionar aos favoritos o Link permanente.