Grande incêndio florestal atinge Los Angeles e provoca retiradas nos EUA

Um incêndio florestal atingiu Los Angeles nesta terça-feira, gerando grandes nuvens de fumaça sobre grande parte da área metropolitana e causando engarrafamentos enquanto as pessoas fugiam de suas casas sob ordens de retirada.

Pelo menos 510 hectares da área do bairro residencial nobre Pacific Palisades entre Santa Monica e Malibu queimaram, disseram autoridades.

Os oficiais também alertaram sobre o perigo extremo de incêndio devido a ventos fortes e secos. O tamanho das queimadas aumentou seis vezes em questão de horas nesta terça-feira.

Testemunhas relataram várias casas queimando com chamas quase atingindo seus carros quando as pessoas fugiram das colinas de Topanga Canyon.

Bombeiros em aviões pegaram água do mar para jogá-la nas queimadas próximas. Além disso, escavadeiras foram usadas para retirar carros abandonados das estradas para que veículos de emergência pudessem passar, mostraram imagens de televisão.

Com apenas uma estrada principal que leva do cânion para a costa, e apenas uma rodovia costeira que leva à segurança, o tráfego parou lentamente, levando as pessoas a fugirem a pé.

Um homem disse que estava tentando recuperar itens de sua casa quando foi parado pelos bombeiros e destroços em chamas caíram na estrada.

“Então me toquei, vamos sair daqui. O que quer que eu perca, eu perco. Não há nada que eu possa fazer sobre isso”, disse o homem que se identificou apenas como Peter.

Cindy Festa, outra moradora de Pacific Palisades, disse que quando ela saiu do cânion os incêndios estavam muito “perto dos carros”.

“As pessoas deixaram seus carros na Palisades Drive. Queimando na encosta. As palmeiras – tudo está indo embora”, disse Festa dentro do seu carro.


Incêndios florestais tomam conta do bairro de Pacific Palisades, na Califórnia • Reuters

Perto do cruzamento da Sunset Boulevard com a Pacific Coast Highway, dois veículos híbridos queimaram enquanto os bombeiros lutavam contra um grande incêndio na colina e outros barricaram sua estação estacionando caminhões de bombeiros na frente.

Antes do incêndio começar, o Serviço Nacional de Meteorologia emitiu seu alerta máximo para condições extremas de fogo para grande parte do Condado de Los Angeles desta terça a quinta-feira, prevendo rajadas de vento de 80 a 130 km/h com ventos isolados de 130 a 160 km/h nas montanhas e contrafortes.

Além de uma baixa umidade e vegetação seca devido à falta de chuva.

“Em outras palavras, isso é o pior que pode acontecer em termos de clima de incêndio“, disse o escritório de Los Angeles do Serviço Nacional de Meteorologia no X.

A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, ordenou medidas de emergência que mobilizaram os departamentos da cidade para se prepararem para linhas de energia e árvores caídas que provavelmente causariam quedas de energia.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Grande incêndio florestal atinge Los Angeles e provoca retiradas nos EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.