Ambulâncias quebradas e falta de insumos: Ilhéus (BA) decreta emergência na saúde pública

O prefeito de Ilhéus (B)A, Valderico Junior (União Brasil), decretou situação de emergência no município em razão dos problemas enfrentados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na última quarta-feira (8).

Dentre os principais problemas apontados pela atual gestão, destacam-se o estado da frota de ambulâncias, com apenas duas unidades em funcionamento, e a escassez de medicamentos e insumos nos almoxarifados das unidades de saúde. De acordo com a prefeitura local, o decreto nº 150 reconhece a calamidade administrativa e financeira da Secretaria Municipal de Saúde e autoriza a implementação de medidas urgentes para assegurar a continuidade do atendimento à população.

Para minimizar os impactos da situação, o decreto autoriza uma série de medidas, incluindo:

  • Cessão de veículos entre as secretarias – para viabilizar a utilização de veículos de outras pastas em apoio ao setor de saúde.
  • Contratações emergenciais
  • Aquisição de peças e serviços – para a manutenção imediata dos veículos e demais equipamentos essenciais à saúde.

O decreto ainda aponta para a situação financeira da Secretaria de Saúde, que conta com um saldo de pouco mais de R$ 4.000 nas contas bancárias, enquanto acumula débitos com funcionários e prestadores de serviços médicos. O decreto tem validade inicial de 90 dias, mas pode ser prorrogado caso os problemas persistam.

O prefeito garantiu que está tomando todas as providências legais necessárias e mantendo alinhamento com os órgãos de controle. Ele destacou que, diante da realidade, o decreto de emergência foi a única alternativa para garantir que a população não ficasse desassistida. “A gente já está com a Procuradoria, estamos aqui com alinhamento com o Ministério Público, para estar junto conosco, observando toda a operação”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ambulâncias quebradas e falta de insumos: Ilhéus (BA) decreta emergência na saúde pública no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.