Depois de pena branda, Trump responderá a mais 3 processos

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi sentenciado nesta sexta-feira, 10, por falsificar registros comerciais e comprar o silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels durante as eleições de 2016. Mas o republicano recebeu uma pena “branda” pelo caso. Mesmo assim, ele ainda responde por mais três processos.

A Justiça norte-americana aceitou as 34 acusações contra Trump, que poderia ser sentenciado a quatro anos de prisão. Porém o juiz responsável do caso, Juan Merchan, afirmou que uma “sentença de encerramento” era improvável.

+ Trump escapa de prisão em processo sobre pagamento secreto a atriz pornô

+ Trump diz que sua condenação é uma ‘vergonha para o sistema’

Caso o republicano fosse condenado à prisão, isso não impedir de exercer o cargo na presidência, pois não existe uma lei nos EUA que o impedisse.

Outros processos

Além desse, Trump responde a um processo por tentar interferir na disputa no estado da Geórgia durante as eleições de 2020. A ação teve início após vir à tona um telefonema do republicano no qual pedia para a autoridade eleitoral do estado que “encontrasse” mais 11 mil votos.

Nesse caso, ele responde por oito acusações, entre elas, de espalhar mentiras sobre fraude eleitoral, pressionar oficiais para alterar os resultados e conspiração. Caso seja condenado, Trump pode pegar até 20 anos de prisão pela formação de organização criminosa, e de multa a cinco anos de prisão pelas declarações falsas.

Em outro processo, o republicano é acusado pela invasão do Capitólio, quando seus apoiadores invadiram o Congresso norte-americano na tentativa de impedir que o então vice-presidente Michael Pence declarasse a vitória de Joe Biden. Os promotores alegam que Trump teria incitado o ocorrido para se manter no poder. Se ele for condenado, as penas vão de multa a 20 anos de prisão.

Por fim, ele ainda é acusado de esconder documentos da CIA, que continham informações sobre a segurança nacional, em sua mansão em Mar-A-Lago, na Flórida após deixar a presidência.

Nesse caso, Trump responde por manipular indevidamente arquivos confidenciais, reter intencionalmente informações relacionadas à Defesa Nacional e por obstruir os esforços do governo para recuperar os documentos. Caso seja condenado, o republicano pode enfrentar penas de até 20 anos de detenção.

Donald Trump se declara inocente em todas as acusações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.