Coreia do Sul planeja reformar aeroportos após acidente fatal de avião

A Coreia do Sul disse que planeja melhorar as estruturas que abrigam as antenas que orientam os pousos em seus aeroportos, após o acidente fatal de um avião da Jeju Air em dezembro, que derrapou na pista e pegou fogo após atingir tal estrutura.

O Ministério dos Transportes do país, que tem inspecionado as condições de segurança em companhias aéreas e aeroportos desde que o jato Boeing 737-800 caiu no aeroporto de Muan, no sudoeste, anunciou a mudança das chamadas estruturas “localizadoras” na segunda-feira (13).

Sete aeroportos domésticos, incluindo Muan, foram encontrados com aterros ou fundações de concreto ou aço que precisavam ser trocados, comentou o ministério em um comunicado.

Ele acrescentou que a Coreia prepararia medidas para melhorar as estruturas até este mês e pretendia concluí-las até o final de 2025. Não forneceu detalhes das melhorias planejadas.

Especialistas em segurança da aviação criticaram a colocação do aterro no aeroporto de Muan e disseram que provavelmente isso aumentou o número de mortos no acidente, que matou 179 das 181 pessoas a bordo.

O governo também concluiu sua inspeção de seis companhias aéreas nacionais que voam Boeing 737-800s e encontrou violações em algumas operadoras, incluindo a ultrapassagem do período de inspeção pré e pós-voo e não cumprimento dos procedimentos para resolver defeitos do avião ou embarque de passageiros.

O Ministério dos Transportes se recusou a comentar se a Jeju Air estava entre as companhias aéreas onde as violações foram encontradas. Um porta-voz da Jeju Air não pôde ser contatado imediatamente para comentar.

Uma inspeção especial de segurança das principais instalações aeroportuárias do país também ocorrerá entre 13 e 21 de janeiro, disse o comunicado do ministério.

O governo também estendeu o fechamento do aeroporto de Muan até 19 de janeiro, disse o ministério em um comunicado separado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Coreia do Sul planeja reformar aeroportos após acidente fatal de avião no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.