Força Nacional é enviada a Rondônia para combater crise de segurança

O governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, decidiu enviar a Força Nacional para Rondônia, com o objetivo de apoiar as forças de segurança locais no combate a uma série de ataques criminosos que têm ocorrido em Porto Velho e Mirante da Serra. A autorização para a atuação da Força Nacional foi concedida por um período de 90 dias, em resposta a um pedido do governo do estado, pelo ministro Ricardo Lewandowski. A capital rondoniense, Porto Velho, está enfrentando uma grave crise de segurança, marcada por uma onda de ataques a ônibus que resultou na suspensão do transporte público na cidade.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O prefeito Léo Moraes fez um apelo por um reforço nas ações de segurança, uma vez que os ataques, que incluem incêndios a veículos, são atribuídos a facções criminosas. Esses atos de violência são considerados uma retaliação à Operação Aliança Pela Vida, Moradia Segura, que tem como objetivo recuperar áreas que estão sob o controle de organizações criminosas. A operação já conseguiu recuperar apartamentos que haviam sido invadidos e resultou na apreensão de substâncias ilícitas e armamentos.

O tenente-coronel Ewerson Pontes, comandante do 9º Batalhão, ressaltou em nota que as facções criminosas obtêm lucros significativos por meio do tráfico de drogas, roubos e locação de imóveis. A situação se agravou com o assassinato recente de um policial, o que provocou uma resposta imediata e contundente da Polícia Militar, que mobilizou mais de 200 agentes para intensificar a segurança na região.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.