Lula quer parceria com UE por ambientes digitais “seguros e confiáveis”

Em meio ao embate do governo brasileiro com a Meta – dona do Instagram, Facebook e WhatsApp –, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou ao telefone, nesta quarta-feira (15), com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, sobre big techs – grandes empresas de tecnologia e redes sociais – e ambiente digital.

A Presidência da República informou, em nota, que “Lula confirmou que o Brasil conta com a União Europeia nos esforços multilaterais em defesa da integridade da informação em ambientes digitais, visando à construção de ambientes digitais seguros e confiáveis, alinhados com os valores democráticos”.

“Também mencionou a importância de trabalhar juntos em defesa da soberania regulatória diante da atuação das grandes corporações de tecnologia”, diz trecho da nota.

Na conversa, o presidente Lula ainda reforçou a expectativa de que o próximo evento do Diálogo Digital entre o Brasil e a União Europeia, marcado para 13 e 14 de fevereiro em Bruxelas, na Bélgica, “possa avançar nessas discussões”.

O telefonema aconteceu às 12h, de acordo com a agenda do presidente brasileiro. Antes, ele esteve reunido com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio do Planalto.

Na conversa, segundo a Presidência, eles trataram também sobre a retomada da reunião de Cúpula entre Brasil e União Europeia ainda neste primeiro semestre.

A cúpula não acontece há 11 anos e conta com a participação do chefe de Estado brasileiro, do presidente do Conselho Europeu, e da presidente da Comissão Europeia. No caso, Ursula von der Leyen.

“Lula ressaltou que a conclusão das negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia foi um grande resultado para os dois blocos. Destacou, ainda, que a partir de agora será essencial garantir condições para assinatura do Acordo e que o Conselho Europeu terá papel fundamental nesse processo”, consta ainda na nota da Presidência.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula quer parceria com UE por ambientes digitais “seguros e confiáveis” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.