‘Milagre aconteceu’ no Congresso para viabilizar aprovação da tributária, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 16, que “um milagre aconteceu” no Brasil para permitir a aprovação da reforma tributária neste seu mandato.

O presidente se referiu ao fato de que, quando assumiu para seu terceiro mandato, ouvia que ele teria dificuldades para governar, diante do fato de que não teria uma maioria no Congresso e que o Legislativo tinha conseguido um controle maior sobre o Orçamento da União.

“Um milagre aconteceu no comportamento da Câmara e do Senado. Quando fui eleito em 2002, o que mais se falava era que eu não conseguiria governar o País e que não duraria um mandato sequer, porque seríamos um fracasso”, contou o presidente, relembrando de quando foi eleito pela primeira vez, em 2002. “O dado concreto é que as coisas deram certo e fui reeleito. Fui eleito por uma governança muito exitosa, por causa da equipe que tinha e do comportamento do Congresso”, completou.

“Agora, quando fui eleito (em 2022), ouvia que era impossível governar esse País no momento em que o Congresso tinha roubado o Orçamento do presidente e que a direita tinha eleito mais gente que a esquerda. Muita gente dizia que seria impossível governar e aprovar a reforma tributária, porque o governo era muito minoritário”, afirmou, elogiando que o regime democrático permitiu o diálogo e debate sobre a proposta para que ela fosse aprovada depois de décadas.

Lula disse, ainda, que “quando a gente acredita que é possível fazer alguma coisa, ela acontece” e que “para fazer coisa acontecer, precisamos ter pessoas certas”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.