Plenária do ‘Bioma Amazônia’ é transferida de Macapá para Santarém; saiba como participar


Sociedade também pode contribuir com propostas na Plataforma Brasil Participativo até o dia 26 de agosto. Sociedade civil pode participar da plenária do Plano Clima em Santarém-PA
Agência Brasil
A plenária do Plano Clima Participativo sobre o “Bioma Amazônia”, que seria realizada em Macapá (AP), foi transferida para Santarém, no oeste paraense. O evento será realizado na quinta-feira (22), de 17h às 20h, no auditório da unidade Tapajós da Ufopa, no bairro Salé. Os interessados em participar das discussões podem fazer inscrição em formulário eletrônico.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Para a plenária que será realizada em Santarém estão confirmadas as presenças da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo, além do secretário nacional de Participação Social, Renato Simões (SG-PR) e da secretária de Mudança do Clima, Ana Toni (MMA).
Já foram realizadas plenárias em Brasília (DF), Olinda (PE), Teresina (PI), Campo Grande (MS) e São Paulo (SP). Para esta terça (20) está marcada a plenária de Porto Alegre (RS), na sede da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a partir das 17h sobre o Bioma Pampa. E para a próxima sexta (23), a plenária em Imperatriz (Maranhão), sobre o Bioma Cerrado, a partir das 17h, no Colonial Eventos.
A organização é da Secretaria-Geral da Presidência em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As plenárias são uma uma estratégia de participação social para coletar contribuições da sociedade à elaboração do Plano Clima Participativo.
Para as discussões sobre cada bioma, são convidados além dos cidadãos em geral, organizações da sociedade civil, conselhos de políticas públicas e especialistas na temática. Mas a contribuição da sociedade também pode ser dada de forma digital na Plataforma Brasil Participativo até o dia 26 de agosto.
A ideia do governo federal é estruturar o Plano Clima em dois pilares principais: o primeiro com foco na mitigação, por meio da redução das emissões brasileiras de Gases de Efeito Estufa (GEE), cuja alta concentração na atmosfera provoca o aquecimento global. Já o segundo tratará sobre a adaptação de cidades e ambientes naturais às mudanças do clima.
Todo o conjunto de ações está sendo elaborado no âmbito do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), que é o principal órgão de governança climática do país.
Propostas
Qualquer pessoa com inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode apresentar três propostas e votar em até 10 de outros participantes, inclusive das plenárias.
Ao todo, 18 temas foram definidos pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, sobre os quais os cidadão podem elaborar propostas. Ao final, as 10 propostas mais votadas de cada um dos temas poderão ou não ser incorporadas ao texto do Plano Clima Participativo após análise do governo federal.
De acordo om informações do governo federal, até semana passada, cerca de 9,7 mil participantes já haviam interagido na plataforma do Plano Clima. Foram apresentadas mais de 700 propostas, mobilizando cerca de 18 mil votos e 1 mil comentários.
*Com informações da Agência Brasil
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.