Conheça o ator brasileiro que foi aceito na Metropolitan Opera de Nova York

O ator brasileiro Douglas Tholedo, 38, integra o elenco da montagem de “Aida” na Metropolitan Opera House de Nova York. A temporada começou no dia 31 de dezembro e segue até o dia 9 de maio, que contará pela primeira vez com a direção de Michael Meyer — dono de um Tony Awards de melhor direção pela montagem de “O Despertar da Primavera”.

Antes de chegar a um dos palcos mais importantes do mundo, o mineiro de Juiz de Fora brilhou no circuito paulistano de musicais. Ele esteve em grandes produções, como “O Fantasma da Ópera”, “Les Misérables”, “Hamilton” e “Mudança de Hábito”. Também era dele a direção musical de “Ayrton Senna, O Musical”, protagonizado por Hugo Bonemer.

Nessa montagem de “Aida”, Douglas fará parte do grupo de atores. A ópera de Giuseppe Verdi é protagonizada pela soprano Angel Blue, que estreia no Met vivendo uma princesa etíope escravizada que se apaixonada por um general egípcio. Na história, essa paixão os coloca em uma situação quase impossível entre amor, lealdade e guerra.

Apesar de não estar em um papel de destaque, o brasileiro comemora o fato de estar no palco do Met e celebra o importante passo dado rumo à sua meta principal: brilhar na Broadway como brilhou no Brasil. Nos Estados Unidos, o ator estou técnica vocal em Julliard e já esteve em algumas produções do circuito off Broadway, como “In Emily’s Words” e “Picasso in Paris”.

“Para ser muito sincero, a trajetória sempre foi pensado em musical. Eu não pensei que eu ia fazer ópera e nem nem tava com isso na minha cabeça. Meu objetivo vindo para Nova York era justamente o fato da Broadway ser aqui: ter acesso aos musicais, conseguir ver as coisas de perto, estudar com as pessoas que fazem musical atualmente aqui pensando técnica vocal”, explicou o ator.

O movimento, no entanto, é uma retomada do início da carreira de Douglas, que se formou em canto lírico pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), em Minas Gerais.

“Eu comecei estudando voz para ópera, me apaixonei por musical no meio do caminho”, disse, para depois contar que incluiu canções de musicais no seu repertório ao longo do curso.

Após alcançar um dos palcos mais importantes do mundo, o mineiro revelou à CNN o desejo de inspirar outras pessoas a perseguirem o sonho de chegar lá assim como ele foi inspirado por Paulo Szot, único brasileiro a levar para casa um troféu do Tony Awards. Ele venceu a categoria de Melhor Ator em Musical, em 2008, por sua atuação em “Rodgers and Hammerstein’s South Pacific”.

“Alguém vai lá, faz e você fala: ‘não, não é impossível’. Isso para mim é muito importante. Não é tão inalcançável assim se você pensar que tem que se preparar para isso, como eu fiz. Eu não acordei um dia e pensei: ‘vou para Nova York, fazer um teste do Met e vou entrar. Não é assim”, afirmou Douglas. “É uma construção: fazer coro, começar de baixo, fazer espetáculo pequeno.”

Ele ainda dá dicas para quem quer começar a perseguir o sonho de estrelar um musical, mas não sabe por onde. “Faz uma escola de musical. Vai fazer um curso de montagem, para você sentir como é fazer um musical no palco. Você vai sentindo que a sua voz está ficando melhor, você está pensando melhor, já está interpretando mais, fazendo aula de teatro? Vai fazer um teste aqui, faz um teste ali. Começa de baixo e vai subindo.”

Cinco musicais que chegam aos teatros brasileiros em 2025

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça o ator brasileiro que foi aceito na Metropolitan Opera de Nova York no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.