Em pleno verão, Agreste pernambucano tem chuva de granizo

Em pleno verão, moradores dos municípios de Brejo da Madre de Deus e Pedra, no Agreste de Pernambuco, foram surpreendidos com uma chuva de granizo que caiu na terça-feira (21).

O fenômeno, raro para a região, foi registrado em vídeos por diversas pessoas, que rapidamente compartilharam as imagens nas redes sociais. A situação foi confirmada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).


Apesar de ser um acontecimento pouco frequente, a chuva de granizo pode ocorrer entre os meses de janeiro e maio na região, segundo a Apac.

De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Morgana Almeida, o fenômeno ocorre devido à formação de nuvens de grande extensão vertical, conhecidas como cumulonimbus.

Essas nuvens, que podem atingir altitudes muito elevadas, são responsáveis pela formação do granizo. Dentro delas, fortes correntes de vento empurram as gotículas de água para o topo, onde a temperatura é extremamente baixa, solidificando as gotas de água.

“Quando a pedra de gelo fica pesada e rompe a gravidade, precipita, ou seja, chove”, explicou Morgana. Ela também destacou que, no verão, com o aumento da umidade e do calor, as condições para a formação dessas nuvens se tornam mais favoráveis.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em pleno verão, Agreste pernambucano tem chuva de granizo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.